Arquidiocese de Passo Fundo
 
 
Notícias da Igreja
 
26.Set - Curso do clero reflete o relacionamento afetivo e a ética no ministério sacerdotal
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -

Os padres da Arquidiocese de Passo Fundo viveram nos últimos dois dias, 24 e 25 de setembro, um momento intenso de formação. O curso do clero da Arquidiocese, que teve como tema O relacionamento afetivo na vida do ministro – ética no exercício do ministério sacerdotal, tratou de forma especial a temática da afetividade e sexualidade na vida do presbítero.



Pe. Ronaldo Zacharias assessorou o curso



O assessor do curso, Prof. Dr. Pe. Ronaldo Zacharias, sdb, é Reitor do Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL, licenciado em Filosofia e Pedagogia, bacharel em Teologia, especialista em Educação Sexual, Mestre pela Academia Alfonsiana de Roma e doutor pela Weston Jesuit School of Theology (Cambridge - USA) em Teologia Moral.



 



Nesse sentido, o encontro propiciou especialmente debater e refletir sobre a temática de forma muito madura e qualificada. Pe. Ronaldo trabalhou o assunto por meio de quatro pontos: Sexualidade: riqueza e fragilidade que conduzem ao dom de si; ministério: chamados para amar servindo e servir amando; amadurecimento e equilíbrio afetivo na vida do ministro; e fidelidade aos compromissos definitivos.



Cerca de 50 padres e religiosos participaram da formação.



O curso, realizado na Casa de Retiros, em Passo Fundo, reuniu mais de 60 padres e religiosos da Arquidiocese, que avaliaram a oportunidade de formação muito positivamente. “Durante os dois dias de encontro, foi possível perceber nos documentos da Igreja e na Sagrada Escritura, qual é a norma que a Igreja nos indica, tanto na vida presbiterial quanto no matrimônio”, explica Pe. Carlos Kipper, participante do curso.



 



A Arquidiocese agradece de forma especial a disponibilidade do Pe. Ronaldo e os momentos tão ricos de formação e aprimoramento da vida presbiterial, proporcionados nesta ocasião.



Victória Holzbach

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo

imprensa@pastoral.com.br



Indique a um amigo
 
CONTATO
Cúria Metropolitana
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | sala 401 Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9240

Centro de Pastoral
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | sala 410 Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9204
 
 
 

Copyright @ 2024 - Arquidiocese de Passo Fundo. Todos os direitos reservados.