28.Set - Cursilho comemora 46 anos de atuação em Sarandi
Cursilho comemora 46 anos de atuação em Sarandi

No último sábado, 24, a cidade de Sarandi celebrou os 46 anos da ação do Movimento de Cursilhos de Cristandade no município através da celebração da Santa Missa, na Igreja Matriz Nossa Senhora de Lourdes, presidida pelo padre Miguel Longhi. Na oportunidade, foram apresentados os novos casais que iniciam sua caminhada no movimento e, também, a comunidade pode se integrar e confraternizar durante o jantar comemorativo. Reunindo cerca de 600 pessoas, a festa, organizada pelos grupos adulto e jovem, foi animada pelo pelo Grupo Musical do Maikel e Isadora Alievi.

História

Nascido na Espanha, entre as décadas de 1930 e 1940, o Movimento de Cursilhos de Cristandade surgiu a partir da iniciativa da Juventude da Ação Católica Espanhola (JACE) da Diocese de Palma de Maiorca (Ilha de Maiorca, Espanha), encorajada por seus assistentes eclesiásticos e por seu Bispo, D. Juan Hervás. No Brasil, foi o espírito apostólico de alguns sacerdotes e leigos da Missão Católica Espanhola, então em franca atividade, que fez com que na Semana Santa de 1962, acontecesse na cidade de Valinhos/SP, o primeiro Cursilho de Cristandade.

De São Paulo a iniciativa se espalhou para todas os estados e, em 1970, os sarandienses Rui Rabelo, o padre Augustino Sopelsa, Nilo Zandoná, Lucir  Castoldi e Adelino Gelain participaram do 2º Cursilho de Homens de Lages, em Santa Catarina. Dois anos depois, Ieda Vencatto, Odete Sartori Agne, Gema Maria Castoldi e Delesia Anita Patussi participaram do 5º  Cursilho de Mulheres de Porto Alegre. Movidos pela emoção e renovação que o encontro trouxe, foi decidido iniciar a caminhada do movimento em Sarandi.

Colaboração: Fernando Luiz Concatto | PASCOM de Sarandi