21.Out - Conic promove Seminário Estadual sobre a Campanha da Fraternidade 2016

A primeira necessidade do ser humano é a água e saneamento básico. Este é o foco da Campanha da Fraternidade Ecumênica (CFE – 2016) que terá como tema: “Casa Comum: nossa responsabilidade” e o lema “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” (Am 5,24).

Com o objetivo de oferecer formação sobre a CFE, o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC), promoveu, através do Regional Sul 3, um Seminário Estadual, nesta última terça-feira (20), no auditório da Livraria Paulinas, em Porto Alegre (RS). Participaram do encontro cerca de oitenta pessoas de diversas cidades do Estado, entre eles os jovens Franciel Bachi, da Cáritas Arquidiocesana de Passo Fundo e Junior Centenaro, das Pastorais Sociais.

O seminário foi organizado pelo Regional Sul 3 e contou com a presença e apoio de membros da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil e da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil.

O Secretário Executivo do Regional Sul 3, Pe. Cesar Leandro Padilha, apresentou os objetivos da CF, que consiste em “assegurar o direito ao saneamento básico para todas as pessoas e empenhormos-nos, à luz da fé, por políticas e atitudes responsáveis que garantam a integridade e o futuro de nossa Casa Comum”, lembrou Pe. Padilha.

Já o professor de Engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Carlos André Mendes, “diante dos desastres ecológicos o problema não está na natureza, mas na relação das pessoas. A natureza sempre faz o que sempre fez. Cada real investido em saneamento básico significa a economia de quatro reais na saúde pública. Quando as pessoas olham muito para si mesmas as relações morrem”, salientou Mendes.

O tema da Campanha da Fraternidade nos leva a refletir sobre a nossa casa comum com toda a questão de saneamento de água, esgoto, lixo, drenagem fluvial e a materialização do plano municipal de saneamento. “Quando vamos ao médico é o primeiro indicativo se estamos doente é o sangue. Com essa analogia entendo que a água é o indicador da saúde da terra. Porque a água integraliza e soma todos os efeitos positivos e negativos que estão logo acima. Isso entende o ordenamento territorial, a maneira como as pessoas colocam suas casas nos territórios e a maneira como o lixo é produzido e coletado, o esgoto ou a falta dele. Tudo fatalmente atinge as cidades e toda a nossa vida”, lembrou Mendes.

Na ocasião, Padre Clair Favreto, da Diocese de Erexim, apresentou sua tese de doutorado sobre a Campanha da Fraternidade e seus frutos. Dom Humberto Gonçalves, bispo da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, apresentou o capítulo sobre o “julgar” do Texto Base da CFE. Já o pastor Altemir Labres, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, expôs as ações concretas propostas pela CFE.

De acordo com o coordenador do seminário, Edson Costa, “a Campanha da Fraternidade de 2016 é coordenada pelo CONIC. A partir deste seminário estadual as dioceses do Rio Grande do Sul e as Igrejas ligadas ao CONIC vão começar a organizar seus seminários em suas regiões. Este é o primeiro impacto com a temática da Campanha, que é o saneamento básico”, concluiu Costa.

Fonte: Judinei Vanzeto | CNBB Sul 3