31.Ago - Comunicação católica gaúcha em debate
Comunicação católica gaúcha em debate

Pastoral da Comunicação do Regional Sul 3 da CNBB realizou encontro de formação com Frei João Romanini no dia 27 de agosto, em Porto Alegre

Muitas perguntas, questionamentos, debates e pontos em comum envolvendo a comunicação, em um ambiente amigável de troca, trabalho e companheirismo. Assim pode ser definido o encontro de formação para os agentes da Pastoral da Comunicação do Regional Sul 3 da CNBB, realizado no último dia 27 de agosto, em Porto Alegre, na sede da CNBB. Cerca de 20 participantes de oito dioceses gaúchas, entre eles os jovens Belchyor Teston e Victória Holzbach, da Pascom de Passo Fundo, tiveram a oportunidade de refletir com o Frei João Romanini sobre o tema “Comunicação a serviço do Evangelho. Possibilidades e desafios da Pascom”. Romanini é frade capuchinho, jornalista, presidente da Rede Católica de Rádios (RCR) e diretor de Redação do Jornal Correio Riograndense.

O encontro teve início às 9h, com um momento de espiritualidade, embasado pelo Evangelho do Dia (Mt 24,42-51) a partir do método da leitura orante. Em seguida, o assessor deu início ao momento de formação, explicando que é preciso abolir do nosso vocabulário a terminologia “interior”, quando nos referimos a cidades de fora das regiões metropolitanas. “Hoje, com a mobilidade propiciada pela internet, ‘interior’ não existe mais. O mundo está em nossas mãos e todos estão no centro do mundo. A configuração está mudada”, explicou.

Romanini fez uma explanação sobre a Signis, uma associação católica de comunicação, que tem como slogan “comunicação para uma cultura de paz” e que busca a difusão da mensagem cristã e do anúncio do bem. Ele também trouxe detalhes sobre o trabalho e o funcionamento da Rede Católica de Rádios, a RCR, que existe há 20 anos e que possui sete bases geradoras em todo o país. Segundo Romanini, o rádio é o veículo que atinge mais rapidamente as pessoas e é o veículo mais eficiente para a evangelização. Ele defende que mais importante do que levar às pessoas conteúdo estritamente religioso, é preciso trazer os fatos do cotidiano, mas com o olhar da Igreja, trazendo o conteúdo religioso em “doses homeopáticas”. “Temos que falar com muita gente, tornar eclética nossa comunicação, nunca subestimando nossa audiência”, ponderou.

O frei também lembrou o pedido do Papa de uma “Igreja em saída”: “temos que ir além do óbvio nas nossas matérias”, reiterou, reforçando a necessidade de integração entre as dioceses. “Hoje vivemos o paradigma da comunicação e nele nos perguntamos: qual o papel do jornalista, quando todos são produtores de conteúdo? Que marcas deixaremos para a Igreja de nosso tempo?”.

Na parte da parte, o frei trouxe alguns dados sobre os hábitos de consumo da informação pelo público do Rio Grande do Sul, a partir do comportamento dos gaúchos e gaúchas. Ele destacou que a Igreja deve dar mais atenção ao público jovem, sem esquecer da terceira idade, que agora está mais conectada do que nunca. “Nosso povo ama o chão em que nasceu. Temos um bairrismo exacerbado”. E elencou os valores que os gaúchos têm em comum: importância da família; valorização da educação; tradição x modernidade; ética no trabalho; vida diurna; e a confiança relacionada ao berço, à família de origem.

Foi dada a oportunidade para que os participantes de dividissem em grupos, nos quais foram feitas reflexões a partir de três questões propostas pelo assessor, envolvendo a necessidade de parceria da Pascom com as emissoras e meios de comunicação locais; sobre a relação entre a comunicação das dioceses com o Regional Sul 3; e se a comunicação que fazemos em nossa Igreja é realmente eficaz.

Assessoria de Comunicação da Arquidiocesede Passo Fundo

Colaboração: Graziela Wolfart | Comunicação da Diocese de Montenegro