07.Ago - Comemoração do dia do padre reúne o clero na paróquia de Gentil
Comemoração do dia do padre reúne o clero na paróquia de Gentil

Os padres da Arquidiocese de Passo Fundo estiveram reunidos na última segunda-feira, 05 de agosto, na cidade de Gentil. O objetivo do encontro foi celebrar o dia do padre, que é comemorado, dentro do mês vocacional, no dia 04 de agosto. A programação iniciou às 9 horas da manhã com uma alegre acolhida por parte da comunidade local, que ofereceu um saboroso café da manhã.

Na igreja matriz, que ficou lotada com a participação dos alunos e professores da escola da cidade, aconteceu a missa presidida pelo Arcebispo dom Antonio Carlos Altieri, juntamente com o arcebispo emérito dom Ercílio Simon e o bispo emérito dom Urbano Allgayer. Dom Altieri destacou que a celebração foi especialmente fraterna, em um clima familiar de encontro e amizade.

Durante a celebração, o arcebispo agradeceu o serviço partilhado no pastoreio das almas e confiou a todos os padres a sugestão dos serviços diocesanos, valorizando a participação e a corresponsabilidade. O arcebispo realizou também a entrega de uma lembrança de sua viagem a Roma para todos os padres presentes.

Após a missa, os padres e bispos participaram de um momento de lazer, partilha e confraternização.

Padres jubilares recebem bênção do Papa Francisco

Durante a celebração desta segunda-feira, Dom Antonio Carlos Altieri, como sinal de ação de graças, realizou também a entrega de uma bênção do Papa Francisco aos padres que celebraram ou celebram 25 e 50 anos de sacerdócio, desde setembro do último ano, quando tomou posse em Passo Fundo.

Solicitada por D. Altieri ao Papa Francisco durante o período em que esteve em Roma para a cerimônia de entrega do Pálio Arquiepiscopal, a bênção foi entregue aos padres:

50 anos de vida sacerdotal:

• Fernando Gazola

• João Granzotto, CS

25 anos de vida sacerdotal:

• Carlos Jaroceski

• Ladir Casagrande

• Lauro Castelli

• Valcir Rizzardi

A Bênção Apostólica do Papa Francisco foi enviada também a Dom Ercílio Simon, em reconhecimento a doação e serviço durante os anos de bispo e arcebispo e a Dom Urbano Allgayer, em ação de graças à comemoração de seus 90 anos. Os arcebispo e bispo emérito receberam o documento já no mês de julho.

imprensa@pastoral.com.br