01.Dez - Celebração na Catedral Metropolitana marca abertura do Ano da Vida Consagrada
Celebração na Catedral Metropolitana marca abertura do Ano da Vida Consagrada

Em comunhão com a Igreja de todo o mundo a Arquidiocese de Passo Fundo celebrou na manhã deste domingo, 30, a abertura do Ano da Vida Consagrada. A comemoração, proclamada pelo Papa Francisco, teve início no Primeiro Domingo do Advento e terminará com a festa de apresentação de Jesus no Templo, em 02 de fevereiro de 2016.

A Arquidiocese de Passo Fundo conta com hoje com mais de 400 religiosos e religiosas, em 23 congregações de diversos carismas que, segundo o Papa Francisco, “embelezam cada vez mais o jardim da Igreja”. Para ele, todo o povo cristão precisa tomar cada vez “maior consciência do dom que é a presença de tantas consagradas e consagrados, herdeiros de grandes Santos que fizeram a história do cristianismo”. A celebração deste domingo reuniu mais de 200 religiosos e formandos que reafirmaram o compromisso com o anúncio do Evangelho, a profecia e a esperança.

Dom Antonio Carlos Altieri, arcebispo metropolitano e Salesiano, presidiu a celebração com outros 20 padres e freis. Dom Altieri ressaltou a importância do tempo do advento. “O Evangelho provoca que a preparação precisa ser constante para esperar a vinda do Senhor. O verdadeiro discípulo precisa sempre estar empenhado, vigilante e comprometido na construção de um mundo de vida, amor e paz”.

O arcebispo também lembrou o Papa Francisco, que escreveu aos religiosos e religiosas destacando os objetivos do Ano da Vida Consagrada: “O primeiro objetivo é olhar com gratidão o passado. [...] Além disso, este Ano chama-nos a viver com paixão o presente. [...]. Abraçar com esperança o futuro é o terceiro objetivo”.

Confira a Carta do Papa Francisco na íntegra e clique aqui para ver o álbum de fotos no Facebook.

Victória Holzbach