11.Jun - CDL da Província de Passo Fundo motiva jovens para encontro pessoal e comunitário com Cristo

O Curso de dinâmica para líderes reuniu jovens das dioceses de Vacaria e Frederico Westphalen e da arquidiocese de Passo Fundo

Com o objetivo de formar líderes nas comunidades e incentivar a participação ativa dos jovens na sociedade, foi realizado no último final de semana, nos dias 22, 23 e 24 de maio, o Curso de Dinâmica para Líderes (CDL), na província Eclesiástica de Passo Fundo. Jovens de diferentes carismas participaram do encontro, que foi realizado na Casa de Retiros, em Passo Fundo. No total, foram 20 jovens cursistas, das dioceses de Frederico Westphalen e Vacaria e da arquidiocese de Passo Fundo, além de quatro assessores.

Irmã Zenilde Fontes, coordenadora do Serviço de Evangelização da Juventude do Rio Grande do Sul e os assessores padre Neimar Schuster, Marcele Wolf e Tatiana Ximenes conduziram o CDL. Com o objetivo de propiciar o auto conhecimento e o conhecimento das realidades inerentes aos jovens, os assessores conduziram o encontro, contando com a cooperação de cada participante.

Estudos, reflexões e dinâmicas foram realizados nos três dias de curso. Dinâmica de grupo foi um dos assuntos abordados no sábado, onde foram apresentadas regras básicas, como ouvir de verdade e falar, organizando as ideias a fim de melhorar a comunicação. Diversas atividades foram realizadas para exemplificar o que acontece nos grupos de jovens na comunidade, para que fosse possível analisar os tipos de comunicadores existentes. Outro assunto tratado foi a dignidade da pessoa humana, como um ser único e social. Nesse contexto, a reflexão maior deu-se em relação aos valores que cada um prioriza e aos princípios que defendem a vida.

No sábado à noite, os participantes celebraram com a comunidade da Catedral Metropolitana, e tiveram a oportunidade de viver o espírito de missão em grupo. Após a Missa, os jovens se reuniram com suas dioceses para um dos momentos mais fortes do encontro, que propiciou um maior conhecimento pessoal e comunitário, através da partilha da vida.

As atividades seguiram no domingo pela manhã, com reflexões profundas e de grande interesse. O encontro motivou a união dos diferentes grupos das dioceses, em busca de um ideal comum, que é Jesus Cristo. Diversos momentos foram destinados para a reflexão e autoconhecimento sobre “quem é Jesus” e “como Ele se manifesta em nossa comunidade”.

Alguns jovens que participaram do Curso de Dinâmicas para Líderes realizaram suas avaliações e destacaram o que o encontro significou. Kimberly de Lima Gonçalves, participante do Cursilho Jovem da diocese de Vacaria, declara: “Foi um tempo que tive para conhecer novas pessoas, mas acima de tudo me conhecer, saber que uma pessoa não muda o mundo sozinha, e com a ajuda de mais pessoas conseguimos fazer algumas pequenas coisas, que mais adiante terão um resultado muito gratificante e significativo. Os jovens da diocese são muito dispostos a ajudar, e tenho certeza que com um pouco de cada um chegaremos além do resultado esperado.” A jovem ainda deixa um recado: “Juventude cristã vamos em frente que há muito a ser realizado e temos capacidade de fazer um belo trabalho. Cristo conta conosco!”

Paulo Fernando Marschner da Pastoral da Juventude, da diocese de Frederico Westphalen também deixa seu depoimento: “Para mim o CDL que acompanha a dinâmica dos encontros de multiplicadores suscitou um compromisso com a vida do grupo de jovens, já que ele se apresenta como uma ferramenta norteadora e concreta para a formação de lideranças juvenis. Também é um importante encontro de partilha e sinergia dos jovens que participam. Ele ainda se apresenta como um local onde os jovens conseguem fazer uma leitura de si mesmos e compartilhamento de toda experiência acumulada com a juventude.”

Para Raphael Alves da Pastoral da Juventude da Arquidiocese de Passo Fundo “O encontro foi surpreendente. As dinâmicas e técnicas utilizadas proporcionaram autoconhecimento, interação, espírito de busca ao novo. Ao outro, clareza na centralidade do ser cristão católica, aproximação ao diferente, agora unido, no projeto de vida de Jesus. Tudo isso, afirmando, emergindo e potencializando a liderança que sou. Promoveu espaços de diálogo, tolerância e desejo de vida comunitária (vida em grupo), valores essenciais e de urgente resgate, ignorados pela cultura atual: neoliberal e conservadora.” Além disso, “a esperança reabastecida de que juntos, mesmo na diferença, podemos cultivar o cuidado com a Vida, digna e plena, para todas as juventudes. Sem esquecer que o Papa Francisco está desejoso e militante rumo à Civilização do Amor!” ressalta Raphael.

Victória Holzbach

Colaboração: Cleusa Jung