Arquidiocese de Passo Fundo
 
 
Notícias da Igreja
 
27.Nov - Cáritas promove intercâmbio de comunidades quilombolas em Sertão
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -

A Cáritas Arquidiocesana de Passo Fundo historicamente desenvolve atividades com os grupos de quilombolas das comunidades da Mormaça e da Arvinha, do município de Sertão. Dentre as atividades destaca-se o resgate de pratos típicos e artesanatos que contam a história do povo quilombola dessas comunidades. Sentindo a necessidade de celebrar o dia da consciência negra com o povo quilombola, no dia 20 de novembro a Cáritas Arquidiocesana de Passo Fundo se reuniu com as comunidades para o 2° Encontro de Comunidades Quilombolas, promovido pela Cáritas Diocesana de Cruz Alta em parceria com diversas entidades. Este evento aconteceu durante a semana da consciência negra e teve por objetivo proporcionar uma reflexão sobre a realidade do povo negro no Brasil e levantar bandeiras de lutas comuns.



Esses momentos de intercambio proporcionam refletir a importância da luta conjunta dos povos buscando a construção de políticas sociais públicas, bem como a inserção na sociedade de quem historicamente teve seus direitos negados.  Maria Helena Oliveira, da comunidade da Mormaça, destaca: “o encontro de comunidade de remanescentes de quilombolas foi muito importante pela troca de experiênciais e participação de todos”.



Certamente esses encontros são importantes, pois proporcionam uma visão geral de como está organizado a luta quilombola em nossa realidade, bem como da história dos antepassados, lideres dos quilombos. Fazer parte dessa luta é fundamental para não deixar a esperança morrer. “O encontro valeu apena, gostaríamos que tivesse a oportunidade de realizar um encontro com várias comunidades no nosso quilombo”, afirmou Maria Helena.



Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo

imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br

Fonte: Cáritas Arquidiocesana de Passo Fundo



Indique a um amigo
 
CONTATO
Cúria Metropolitana
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | sala 401 Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9240

Centro de Pastoral
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | sala 410 Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9204
 
 
 

Copyright @ 2024 - Arquidiocese de Passo Fundo. Todos os direitos reservados.