12.Abr - Cáritas de Passo Fundo promove o XIII Encontro Arquidiocesano de Mulheres
Cáritas de Passo Fundo promove o XIII Encontro Arquidiocesano de Mulheres

"Mulher, história de luta e resistência em favor da vida" foi o tema do XIII Encontro Arquidiocesano de Mulheres, promovido pela Cáritas Arquidiocesana de Passo Fundo, no último sábado, 8. A atividade aconteceu na paróquia Santo Antônio, no Bairro Petrópolis, e reuniu cerca de 300 mulheres de diferentes municípios onde atua a entidade. Participaram, também, organizações parceiras e colaboradoras da Cáritas.

A proposta deste ano envolveu os grupos e quipes paroquiais em uma reflexão sobre as mulheres retratadas na Bíblia: Sara, Isabel, Lídia, Priscila, Dorcas, Ester, Sefra e Fua, Rute, Maria de Betânia, Viúva Pobre e a Samaritana foram figuras escolhidas para que cada equipe apresentasse, através de teatro, música e dança a história da mulher nas páginas da Bíblia. A assessora Jacira Dias, da Cáritas Brasileira Regional do Rio Grande do Sul, aprofundou o tema, destacando a vida das mulheres naquela época e relacionando suas histórias com os dias atuais. Para ela, as mulheres da Bíblia são inspiração para continuidade da luta em defesa da vida. “Elas nos inspiram para festejar os avanços conquistados. O que vivenciamos nesse dia é reflexo das diversas ações realizadas nos grupos apoiados e acompanhados pela Cáritas. O intuito é fortalecer a reivindicação dos direitos das mulheres, bem como fomentar a esperança”, ressalta.

Para Odete Kuhs Silveira, animadora dos grupos de mulheres, o encontro foi produtivo e envolveu as mulheres na espiritualidade e na formação. "A participação dos grupos de mulheres interagindo desde sua preparação até as apresentações, tornou participativo e dinâmico. As participantes saíram satisfeitas com a linda mostra de artesanatos e panificados, além do gostoso almoço preparado com carinho pelo conselho da paróquia que nos acolheu", coloca.

O evento, além de reflexivo, teve caráter celebrativo, de partilha de vida, de experiências, bem como a presença do grupo de teatro Ritornelo, apresentando a peça “Faixa de Graça”, que reflete a realidade brasileira e as relações humanas, enfocando a dimensão da utopia, com muita alegria e diversão. Ao fim, a paróquia Nossa Senhora da Glória, de Carazinho, entregou a imagem de Nossa Senhora Aparecida à paróquia São José, de Sertão - que se destacou no estudo e apresentação da mulher bíblica. O próximo Encontro Arquidiocesano de Mulheres acontecerá na paróquia Nossa Senhora da Saúde, em Tapejara, em 2019.

Fonte: Cáritas Arquidiocesana