04.Jul - Cáritas comemora conclusão de Curso de Toy Art
Cáritas comemora conclusão de Curso de Toy Art

Depois de quase três meses de aprendizado, oito mulheres celebraram nesta quarta-feira, 03 de julho, a conclusão do curso de qualificação para produção de Toy Art, promovido pela Cáritas Arquidiocesana de Passo Fundo. Somando um total de 70 horas/aula, distribuídas em duas aulas semanais, a iniciativa foi viabilizada através de recursos de um fundo para apoio a projetos comunitários da paróquia de São Quirino, em Colônia (Alemanha).

Simone Zanetti, membro da coordenação colegiada da Cáritas, explica que o curso quis qualificar as participantes para gerar e agregar renda através da produção de artesanatos. Ela acrescenta ainda que a intenção foi também “propiciar a troca de experiência, a valorização das habilidades das participantes e o trabalho em equipe, já que elas atuam com a economia solidária” – que tem como principais princípios a valorização do ser humano e a organização coletiva.

O momento de encerramento do curso foi de grande emoção para todos os presentes e especialmente para as participantes, que foram homenageadas por seus familiares e amigos pela determinação. Com rosas e certificado na mão, os sorrisos eram inevitáveis por mais uma etapa vencida.

Monitora do curso, Rita Carniel menciona a surpresa e o carinho com que todas foram acolhidas e ressalta a importância de gostar daquilo que se faz: “A cada vez que venho na Cáritas, venho bem aberta, porque sempre saio surpreendida. Este grupo se tornou coeso e unido. O trabalho com a linha e o tecido cativa e vi que as participantes se permitiram cativar pelo que fizeram”, observa.

As participantes destacaram de forma especial as amizades que fizeram no decorrer das aulas, o conhecimento adquirido e a importância da convivência e partilha. Catarina Pereira garante: “Para mim foi uma terapia, o que aprendi aqui vai estar comigo pelo resto de minha vida, como aprendizado e como forma de ser mais feliz”. Já Lisiane Erig comenta: “Sinto pelo fato de o curso está acabando. Foi tudo muito bom, tanto pelo que aprendemos como pelas amizades que construímos”.

Para facilitar e incentivar a comercialização dos produtos, a iniciativa trabalhou também a importância de qualificação do artesanato. Oracinda Ceni Barbosa relata que agora vê seus produtos mais bonitos e com melhor acabamento e que esses fatores sem dúvida ajudarão a agregar renda para si e para o próprio grupo.

Um destaque importante da ação é proporcionar a diversificação dos produtos confeccionados pelos grupos acompanhados pela Cáritas, especialmente porque o Toy Art ainda é uma técnica pouco conhecida, que consiste na produção de pequenos brinquedos confeccionados a partir da visão e estilo do próprio artista. Para muitos, a técnica já é vista como uma importante expressão de arte contemporânea. A monitora da oficina constata, “esse trabalho não é algo que normalmente se vê por aí. É uma coisa nova, uma verdadeira inovação”.

imprensa@pastoral.com.br

Fonte: Assessoria de Comunicação da Cáritas Arquidiocesana