12.Fev - Campanha da Fraternidade: a vida é dom e compromisso
Campanha da Fraternidade: a vida é dom e compromisso

A Igreja de todo o mundo e especialmente do Brasil tem manifestado cada vez mais seu compromisso na defesa, proteção, cuidado e resgate da vida. Para firmar esta missão, no tempo da quaresma e preparação para a Páscoa, a Igreja propõe um tema de estudo, reflexão e ações concretas que desafiam as pessoas para a conversão: a Campanha da Fraternidade nasceu em 1964 e vem, ano a ano, despertando a atenção para realidades urgentes de mudanças na sociedade. Há mais de cinco décadas ela anuncia a importância de não separar a conversão do serviço aos irmãos e irmãs, à sociedade e ao planeta, nossa Casa Comum.

Neste ano, a partir da Qaurta-feira de Cinzas, somos convidados a olhar, de modo mais atento e detalhado, para a vida, através do tema Fraternidade e vida: dom e compromisso, inspirada pelo lema Viu, sentiu compaixão e cuidou dele (Lc 10,33-34). Em meio a tantas questões, a Campanha da Fraternidade deste ano nos convoca a refletir sobre o significado mais profundo da vida e a encontrar caminhos para que esse sentido seja fortalecido e, algumas vezes, até mesmo reencontrado.

Além da inspiração no Evangelho, a CF deste ano, vai ao encontro da vida e missão de Santa Dulce dos Pobres, o “Anjo Bom da Bahia”, a representação de um "bom samaritano", recém-canonizada pela Igreja Católica. De uma forma geral, a temática apresentada na CF 2020 busca conscientizar, à luz da palavra de Deus, para o sentido da vida como dom e compromisso, que se traduz em relações de mútuo cuidado com as pessoas, a família, a comunidade, a sociedade e o planeta, casa comum.

O texto-base da Campanha da Fraternidade, deste ano, convida-nos a ter um olhar que se eleva para Deus, no mais profundo espírito quaresmal, e que se volta também para os irmãos, identificando a criação como presente amoroso do Pai. No texto, a presidência da CNBB afirma que a Campanha será uma motivação para olharmos, transversalmente, as diversas realidades, interpelando todos sobre o respeito à vida, em suas diversas dimensões: pessoal, comunitária, social e ecológica.

Coleta da Solidariedade
A Campanha da Fraternidade se expressa concretamente pela oferta de doações em dinheiro na Coleta da Solidariedade, realizada no Domingo de Ramos. É um gesto concreto de fraternidade, partilha e solidariedade, feito em âmbito nacional, em todas as comunidades cristãs, paróquias e dioceses. Este ano, a Coleta da Solidariedade será realizada no dia 05 de abril e deve mobilizar todas as paróquias e comunidades do Brasil, para formar os Fundos Diocesanos, Estadual e Nacional de Solidariedade.

Subsídios
Para partilhar os estudos e conhecimentos e assim, favorecer os grupos, movimentos, pastorais, paróquias, áreas pastorais em seus estudos, aprofundamentos e definições de ações com relação à Campanha da Fraternidade 2020, uma série de materiais foi produzido em parceria com a editora da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Edições CNBB. Os materiais podem ser adquiridos no site oficial da instituição.

O livro para os encontros catequéticos para crianças e adolescentes, por exemplo, é uma oportunidade para abordar e discutir o tema e o lema da CF 2020 com as crianças e os adolescentes das muitas comunidades espalhadas pelo nosso país. Cada comunidade tem seu ambiente próprio, onde certos problemas sociais estão mais presentes. Diante disso, podem ser feitas muitas adaptações nas tarefas propostas e no modo de abordar o tema.

Já o subsídio “Jovens na CF” é indicado especificamente aos grupos de jovens, idealizado para ampliar o diálogo sobre a superação da violência com o objetivo de encorajar o comprometimento desse importante público nas questões apresentados pelo tema e lema da Campanha da Fraternidade 2020.

O “Círculos Bíblicos” é ideal para que as pessoas se reúnam em pequenos grupos e assim, inspirados nas Sagradas Escrituras, façam uma reflexão quaresmal e uma reflexão sobre a Campanha da Fraternidade.  O livro é dividido em cinco encontros, um para cada semana da Quaresma, cuja centralidade está na Palavra de Deus.

A “Vigília Eucarística” é uma publicação que sugere dois roteiros para celebrações: o primeiro oferece um momento de Adoração, uma Vigília diante da Eucaristia e o segundo é um roteiro para uma Celebração Penitencial.

O “Retiro Popular da Quaresma” quer ser um retorno às fontes cristãs para transformar este rico período em um grande retiro, no qual pessoa, comunidade e sociedade se articulem, em um processo de conversão, para a busca da vida plena. A proposta com esse Retiro é que se faça um tempo semanal de oração comunitária, de oração pessoal e um calendário de atividades e exercícios de santificação para todos os dias da quaresma.

Informações: CNBB Sul 3 e A12