20.Mai - Arquidiocese participa de Audiência Pública pela Reforma Política
Arquidiocese participa de Audiência Pública pela Reforma Política

A Arquidiocese de Passo Fundo participou na última segunda-feira, 18, da audiência pública sobre a Reforma Política, organizada por uma Frente Parlamentar criada especialmente para debater a questão na Câmara de Vereadores de Passo Fundo.

A audiência contou com a participação de mais de 200 pessoas, entre elas representantes do Instituto Superior de Filosofia Berthier (IFIBE), da Pastoral da Juventude e das Pastorais Sociais.

Junior Centenaro, articulador das Pastorais Sociais na Arquidiocese, lembrou na ocasião que há pouco tempo o Papa Francisco afirmou na Exortação Apostólica Alegria do Evangelho que a Igreja não pode ficar a margem da luta pela justiça. “É consenso de todos que o sistema político brasileiro é muito injusto, por isso, a preocupação da Igreja com a luta por um sistema político verdadeiramente democrático”, explicou. O jovem ainda continuou afirmando que “nossa fé não permite que fiquemos de braços cruzados diante de tantos desvios de conduta e de recursos no mundo da política. A política é para o bem de todos, especialmente dos mais pobres, e não para o bem particular dos eleitos, seus familiares e seus grupos financiadores”.

A proposta tem diversos pontos, mas entre eles, quatro principais:

1. Proibição do financiamento de campanha por empresas e adoção do Financiamento Democrático de Campanha;

2. Eleições proporcionais em dois turnos; no primeiro turno vota-se no partido e no segundo turno em candidato.

3. Paridade de gênero na lista pré-ordenada, que visa a destinação de 50% das vagas de candidatos para mulheres.

4. Fortalecimento dos mecanismos da democracia direta com a participação da sociedade em decisões nacionais importantes;

O texto produzido a partir da audiência vai ser encaminhado para o Congresso Nacional, para a CNBB e para a OAB, a fim de se integrar nas discussões nacionais sobre a Reforma Política.

Victória Holzbach