09.Dez - Arquidiocese intensifica organização da Romaria da Terra de 2015

Com o objetivo dar continuidade à organização da 38ª Romaria da Terra, que acontecerá na Arquidiocese de Passo Fundo em 17 de fevereiro de 2015, lideranças políticas e religiosas participaram na manhã desta segunda-feira (9), de uma reunião preparatória em Passo Fundo.

Romaria da Terra de 2015 já está sendo organizada pela Arquidiocese de Passo Fundo

A Romaria da Terra do Rio Grande do Sul, marcada como a segunda mais antiga do Brasil, é celebrada no estado sempre na terça-feira de carnaval, aniversário da morte de Sepé Tiaraju. A Arquidiocese de Passo Fundo acolhe pela quarta vez o encontro, que já ocorreu em 1982, na Encruzilhada Natalino; em 1986, na Fazenda Annoni; e no ano de 2000, em Casca.

A reunião desta segunda-feira iniciou com a acolhida aos presentes, proferida pelo arcebispo metropolitano, Dom Antonio Carlos Altieri. Na ocasião, ele realçou o momento atual vivenciado pela Igreja e os resultados concretos já colhidos pelo trabalho da Comissão Pastoral da Terra. O arcebispo apontou a Romaria da Terra como momento decisivo para reafirmar a ideia da Pastoral, de justiça, solidariedade, amor e liberdade. “A proposta precisa contar com a nossa abertura e com a nossa real disponibilidade para o outro, para o novo”, ressaltou.

Entre os desafios do encontro, estava a definição do tema da Romaria de 2015. Em meio às sugestões levantadas pelos presentes se destacaram: agroecologia, reforma agrária, juventude, agricultura familiar, povos indígenas, alternativas ao plantio do fumo, sustentabilidade e bem viver.

Frei Olavio Dotto, da CPT Regional e Pe. Edí Fávero, pároco de David Canabarro

O momento foi também de reafirmar e rever parcerias, especialmente com os poderes públicos dos municípios de David Canabarro e região e com outras denominações religiosas. Além disso, foram constituídas as equipes de produção de material, celebração e infra estrutura, além das datas das reuniões ampliadas em preparação à Romaria: 17 e 18 de maio, 13 e 14 de setembro e 29 e 30 de novembro de 2014.

A reunião preparatória desta segunda-feira contou com a participação de autoridades políticas das cidades da região, Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil, coordenação de pastoral, Cáritas Arquidiocesana, padres, moradores e pároco de David Canabarro, pastoral da juventude, comissão da Pastoral da Terra Arquidiocesana e de Frei Olavio Dotto, da CPT Estadual.

Victória Holzbach