24.Ago - Arquidiocese divulga cartaz da 35ª Romaria de Nossa Senhora Aparecida

Já são menos de dois meses para a festa que reúne cerca de 200 mil romeiros todos os anos em Passo Fundo

A Romaria Arquidiocesana de Nossa Senhora Aparecida chega a sua 35ª edição em 2015. Reunindo anualmente milhares de romeiros, devotos da Mãe, a festa é realizada em Passo Fundo sempre no segundo domingo do mês de outubro, que este ano será dia 11.

Nesta segunda-feira, 24, a Arquidiocese de Passo Fundo divulgou o cartaz que ajudará na motivação da festa, que refletirá o tema “Com a Mãe Maria vamos cuidar da Vida”. O reitor do Santuário, padre Mateus Danieli, explica que o cartaz tem a imagem da Mãe Aparecida ao centro, apontando que ela é o doce amparo do Cristão. “Nosso povo tem muita fé na proteção de Maria. Por isso, chama a nossa atenção a imagem da Mãe Aparecida. A imagem é apresentada com a multidão que acompanha a romaria todos os anos. São os filhos e filhas que trazem seus sonhos, seus desejos, suas dificuldades, suas esperanças para caminhar com Maria. É a partilha da vida com a Mãe e ela se faz solidária com os seus filhos e filhas”, comenta.

Além do tema, a festa aponta também três intenções, de acordo com o contexto da Igreja e da sociedade local e mundial. Para 2015, foram definidas as seguintes: para que a cultura do cuidado com a vida seja iniciada na família; para que a arquidiocese fortaleça a cultura vocacional, incentivando jovens a seguirem o chamado de Jesus a cuidar da vida; e para que a peregrinação da imagem de Nossa Senhora Aparecida anime a fé das famílias, da vida religiosa e das comunidades.

Este ano a romaria contará também com a Mostra de Ações Sociais Solidárias. Assim como em 2014, a iniciativa terá exposição das obras sociais católicas, dos grupos de economia solidária acompanhados pela Cáritas e de grupos de reciclagem.

A preparação para a grande festa de Nossa Senhora Aparecida acontece desde o dia 09 de agosto, através da novena preparatória. As missas ocorrem todos os domingos, às 16h00min, no Santuário.

Victória Holzbach