17.Ago - Arquidiocese de Passo Fundo participa do encontro de formação missionária

A Igreja existe para evangelizar e sua missão primeira é comunicar a Boa Nova do Reino em contínuo estado de missão. Pensando nisso o Conselho Missionário Regional Sul 3 (COMIRE), promoveu um encontro de formação missionária com o tema Ad Gentes, nos dias 15 e 16 de agosto, no Centro Mariópolis, em São Leopoldo. Participaram 60 membros dos Conselhos Missionários Diocesanos (COMIDI) oriundos das Arquidioceses de Porto Alegre e Passo Fundo e das Dioceses de Bagé, Cachoeira do Sul, Caxias do Sul, Erexim, Osório, Santo Ângelo, Vacaria, Novo Hamburgo e Montenegro.

Para Dom Jaime Kohl, Bispo da Diocese de Osório e Referencial do COMIRE, “a missão do Conselho Missionário Regional é de articulação e animação da dimensão missionária aos vários grupos de missão. Este encontro é de aprofundamento de um tema ligado à missão”.

O encontro foi assessorado pelo padre Jaime Patias, Secretário Nacional da Pontifícia União Missionária, de Brasília. “Neste encontro fomos convidados a refletir sobre o Decreto Ad Gentes e trabalhos em três situações de missão: a pastoral, a nova evangelização e a missão além fronteiras. A partir do estudo e reflexão, o COMIDI e COMIRE elaboraram propostas práticas e concretas”, salientou.

O seminarista da Teologia, Wilton dos Santos Bento, representante da Arquidiocese de Passo Fundo no encontro, relatou a importância das vivências do fim de semana: “As experiências foram magníficas. Entre elas destaco as partilhas das experiências missionárias vividas por outros irmãos e irmãs na missão Ad Gentes e as iniciativas missionárias das diversas dioceses do Rio Grande Do Sul”, afirmou.

O jovem acrescentou ainda: “Agradeço ao Bom Deus por toda a experiência de fé, pela fraternidade e pela motivação que recebemos para irmos a toda periferia existencial levar o amor de Deus aos nossos irmãos e irmãs que mais necessitam ir a Missão”. Wilton aponta que uma das missões que trouxe do encontro é a formação e fortalecimento dos Conselhos Missionários Diocesanos e dos Conselhos Missionários Paroquiais.

Atualmente, o Regional Sul 3 conta com dois projetos missionários em andamento: Projeto Igrejas Irmãs, no Norte do Brasil, e Igreja Solidária, em Moçambique. Os dois projetos contam com apoio de missionários de treze dioceses gaúchas.

Victória Holzbach

Colaboração: Wilton dos Santos Bento e Judinei Vanzeto