23.Mai - Arquidiocese de Passo Fundo aprova plano de evangelização para o próximo quadriênio

O documento foi aprovado no último sábado, durante o Conselho Arquidiocesano de Pastoral e norteará as ações das 53 paróquias de 2016 a 2019

“A evangelização não é um esforço nosso. É a ação de Deus através de nós”. A análise de dom Rodolfo Weber, arcebispo de Passo Fundo, traduz o caminho percorrido pela Arquidiocese nos últimos meses. Desde dezembro de 2015, a arquidiocese vinha construindo o 17º Plano de Evangelização, que foi aprovado pelas 53 paróquias no último sábado, 21 de maio, durante o Conselho Arquidiocesano de Pastoral.

O encontro foi realizado em Passo Fundo, na paróquia Sagrado Coração de Jesus, e reuniu mais de 130 pessoas que, após estudarem detalhadamente a proposta do Plano, aprovaram o documento que será base para as ações da Igreja local nos próximos quatro anos. Segundo dom Rodolfo, o encontro “ajudou a nos aproximarmos desse caminho de evangelização, definindo ações que garantirão a unidade em nossa arquidiocese”.

O novo Plano de Evangelização se baseia nas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, a partir de cinco linhas de ação: Conversão Pastoral em vista de uma Igreja em Saída; Iniciação à Vida Cristã; Discipulado Missionário centrado na Palavra de Deus; Revitalização das pequenas comunidades; e Igreja Profética e Misericordiosa a Serviço da Vida.

Os agentes participantes da assembleia ajudaram na definição de três propostas de ação prioritárias em cada linha. Entre os desafios para serem concretizados pela arquidiocese nos próximos quatro anos estão a consolidação de uma pastoral da acolhida e da visitação, a formação para a iniciação cristã, a prática da Leitura Orante da Palavra, a organização da pastoral do dízimo e o fortalecimento das pastorais sociais, organismos e obras sociais da arquidiocese.

Durante o Conselho, dom Rodolfo reforçou ainda que “um plano de pastoral não é uma camisa de força, que impede a criatividade e a vida das paróquias, mas sim um rumo comum para todos”. O arcebispo concluiu ressaltando que “todos precisam se esforçar para coloca-lo em ação através de um empenho sincero de colaborar nesta obra que abraçamos como se fosse nossa”.

Victória Holzbach