04.Jul - Arquidiocese celebra ordenação diaconal de Cassiano Pertile

O diaconato é o primeiro grau da Ordem e, neste caso, mais um estágio para a ordenação sacerdotal. Dessa forma, o diácono assume o compromisso em servir ao povo de Deus, especialmente na liturgia, na Palavra e na caridade.

A Arquidiocese de Passo Fundo vive esta emoção em dobro no mês de julho, já que celebra a ordenação de dois novos diáconos. O primeiro a ser ordenado será Cassiano Pertile.

O jovem, filho de Carlos e Lourdes Rissardo Pertile, é natural de Marau, onde nasceu no dia 24 de janeiro de 1990. O lema escolhido por Cassiano o ajuda a viver com clareza o chamado de Deus na sua vocação: “O Bom Pastor dá a vida por suas ovelhas”, Jo 10, 11.

Antes de ingressar no Seminário, Cassiano atuou como catequista e Ministro da Comunhão Eucarística. Fez, na sua comunidade, os estudos primários e, mais tarde, iniciou a faculdade de Letras na Universidade de Passo Fundo, quando sentiu o chamado vocacional de maneira mais intensa. Após o acompanhamento vocacional, ingressou no Seminário Nossa Senhora Aparecida, concluiu a faculdade de Letras e, posteriormente, iniciou o curso de Teologia na Itepa Faculdades.

Durante a sua caminhada formativa, o jovem atuou em diversas comunidades e atualmente desempenha suas atividades pastorais na paróquia São José Operário, na comunidade Nossa Senhora Aparecida, localizada no Bairro Valinhos, em Passo Fundo.

“Conto com as orações do povo de Deus, para que eu possa desempenhar com fidelidade a missão que estou assumindo. Também agradeço a todas as pessoas que me auxiliaram ao longo desta bela caminhada, especialmente à paróquia São José Operário, onde atuo na pastoral e a minha paróquia de origem, São Cristóvão. De coração: muito obrigado!”, expressa Cassiano.

A ordenação diaconal acontece no próximo domingo, dia 10 de julho, às 15h00min, na comunidade Santo Antônio Posse Boa Vista, em Marau.

Victória Holzbach

imprensa@pastoral.com.br