03.Abr - Área Pastoral de Tapera abre ciclo das Escolas Catequéticas na Arquidiocese
Área Pastoral de Tapera abre ciclo das Escolas Catequéticas na Arquidiocese

A Área Pastoral de Tapera - que reúne as paróquias de Colorado, Selbach, Victor Graeff, Não Me Toque, Ernestina e Tapera – realizou no último sábado (29), no Salão Paroquial Imaculado Coração de Maria, em Victor Graeff, a escola catequética da área, reunindo todos os catequistas das cinco paróquias.

O encontro iniciou celebrando a Campanha da Fraternidade de 2014, através da apresentação de diversos símbolos: a vela, representando a luz de nossa caminhada; a Sagrada Família, exemplo perfeito de comunidade de amor; uma corrente, trazendo presente o tema da CF 2014, ‘Fraternidade e Tráfico Humano’; e a Palavra, encenada no texto da parábola do Bom Pastor.

Em seguida, o momento foi de formação, com a psicopedagoga e professora Eli Terezinha Xavier Donatti, de Não Me Toque. A assessora orientou os catequistas, ajudando a compreender os diversos pontos de vista necessários para trabalhar com as crianças e adolescentes. Esta atividade, realizada de forma dinâmica, com vídeo e música, proporcionou também que os presentes tivessem a oportunidade de apresentar algumas dúvidas e obstáculos que encontram na catequese.

Após o almoço, tempo de confraternização e convivência, foram retomadas as atividades com uma encenação, lembrando a passagem que diz “Deixai vir a mim as criancinhas, porque delas é o Reino dos Céus”.

A jovem Eduarda Eilert, de Victor Graeff, avalia: “Foi um bom encontro, marcado pela animação e pelo entusiasmo, e que com certeza trouxe a todos bons ensinamentos”. Já Frei Laerte Reis, vigário paroquial de Não Me Toque, ressaltou a presença de catequistas das cinco paróquias que compõem a área pastoral e motivou: “Catequistas, na escola de Jesus não se ganha diploma, mas a consideração das crianças que você ensina e que no futuro dirão: - foi graças a você”.

Esse encontro faz parte do projeto das Escolas Catequéticas que acontecerão em toda a Arquidiocese. Na área pastoral de Tapera, foram marcados dois momentos: o próximo acontecerá no dia 30 de agosto e debaterá o tema “Bíblia”.

Clique aqui para fazer download dos materiais utilizados nesta escola catequética.

Victória Holzbach

Colaboração: Lerissa Kunzler, Eduarda Eilert e Frei Laerte Reis