Arquidiocese de Passo Fundo
 
 
Notícias da Igreja
 
26.Ago - Área Pastoral de Guaporé realiza escola bíblico catequética
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Área Pastoral de Guaporé realiza escola bíblico catequética

A paróquia Santo Antônio, de Guaporé, acolheu no último domingo, 24, o encontro de catequistas da área pastoral. O momento, que faz parte do Plano das Escolas Biblico-Catequéticas, proporcionou momentos formativos e celebrativos para os catequistas das paróquias de Serafina Corrêa, Vila Oeste, Pulador, Guaporé, Dois Lajeados e São Valentim do Sul.



Organizada pelas coordenadoras de catequese da área, a escola refletiu e aprofundou o texto bíblico do Evangelho de Mateus, que narra a parábola do Semeador (Mt 13, 18-23). A escolha se deu a partir de um dos pontos integrados pelo Plano, que sugere que a área escolha um texto que dê sustentação, apoio pedagógico e teológico para o estudo, iluminando para a reflexão, oração e ações concretas na catequese.



O texto foi trabalhado durante todo o dia, desde a ambientação, com os diferentes tipos de terrenos que a parábola apresenta e os utensílios utilizados para trabalhar a terra; até no lenço que todo o grupo recebeu e usou como símbolo do encontro. A parábola inspirou também as orações, cânticos, motivações e a celebração eucarística.



A coordenadora arquidiocesana da catequese, Ir. Nilva Brugnera, ressaltou o modo como o encontro foi celebrado e vivenciado, de forma participativa, dinâmica e comprometida com a missão. Ir. Nilva agradeceu a presença de todos, apresentou os objetivos da escola e motivou e orientou o grupo, para que cada um/a olhasse para si e sentisse em qual dos terrenos se sentia identificada/o, onde identificava sua família, os catequizandos e sua comunidade. Em grupos, os participantes refletiram sua vida e sua prática pastoral, relacionando-as com a catequese.



Durante a escola, participaram também os padres Clailson Barp e Alexandre Biolchi, que fortaleceram a reflexão, animaram as catequistas para a missão e celebraram a Eucaristia. Outro destaque foi a presença dos jovens na encenação, animação do encontro e serviço da catequese.



Para a coordenação da área de Guaporé, ainda fica o desafio de continuarmos semeando, na certeza de que o Senhor cuidará para que a semente germine, cresça e produza bons frutos, no seu tempo certo. O grupo também realizou uma avaliação muito positiva do encontro. “Agradecemos a Deus por nos confiar e fortalecer nesta atividade evangelizadora. Deus e Nossa Senhora sejam louvados por todo o bem vivido e realizado através da catequese”, afirmaram.



Clique aqui para visualizar o álbum de imagens.



Victória Holzbach

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo

imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br

Colaboração: Ir. Nilva Brugnera



Indique a um amigo
 
CONTATO
Cúria Metropolitana
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | sala 401 Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9240

Centro de Pastoral
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | sala 410 Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9204
 
 
 

Copyright @ 2024 - Arquidiocese de Passo Fundo. Todos os direitos reservados.