17.Jul - Alternativas para alimentação saudável são incentivadas em oficina

Foi realizada nesta terça-feira dia 15/07, mais uma oficina de alimentação saudável na sede da instituição Cáritas Arquidiocesana de Passo Fundo. A oficina foi assessorada pela bolsista Andressa Pedon, do projeto Boas Práticas ligado ao PAIDEX, da Universidade de Passo Fundo, com o intuito de desenvolver ações de promoção à saúde, e o desenvolvimento de uma alimentação saudável.

No decorrer do encontro, foram evidenciadas orientações para aumentar os conhecimentos sobre um alimentação saudável, prevenir e identificar os riscos da alimentação e dicas práticas que ajudam a poupar no dia a dia.

As participantes estiveram reunidas em um ambiente agradável e descontraído, onde a prática da oficina culminou com o almoço saboroso e saudável produzido com ingredientes e produtos que não apresentam agrotóxicos, livres de conservantes e que foram adquiridos na feira ecológica, dando ênfase a alimentos naturais e não industrializados. No cardápio havia bolinhos de frango com proteínas de soja, o tradicional “brasileirinho” com arroz e feijão, purê, saladas de alface, cenoura e pepino, com uma especiaria de molhos, acompanhados com suco de abóbora e para finalizar, doce de mandioca para sobremesa.

Segundo a bolsista de nutrição da UPF, Andressa Pedon, a alimentação saudável parte desde a escolha do alimento até a sua preparação: “Para se ter uma saúde de qualidade é essencial uma alimentação rica em nutrientes e vitaminas. As pessoas sabem que uma alimentação saudável contribui e muito para uma melhor qualidade de vida, mas poucas colocam em prática uma refeição variada e equilibrada’’ explica ela.

A oficina mensal contou com a participação de 10 mulheres, integrantes de grupos que a entidade acompanha, onde o compromisso de cada uma é ser multiplicadora do aprendizado, assim cada uma fica responsável por divulgar os conhecimentos adquiridos para seu grupo.

Fonte: Cáritas Arquidiocesana de Passo Fundo