30.Nov - Advento: a importância do Presépio
Advento: a importância do Presépio

No último final de semana, a Igreja iniciou o Advento - tempo de preparação para o Natal. Buscando intensificar as reflexões, a Arquidiocese de Passo Fundo reproduz, neste espaço, a Carta Apostólica “Admirável sinal” (Admirabile Signum), de dezembro de 2019. No documento, o Papa Francisco se dedica a ressaltar o significado e valor do Presépio. O texto é dirigido a todo o povo de Deus, sobretudo ao núcleo familiar, como uma forma de valorizar a transmissão da fé entre avós, pais, filhos e netos. “Com esta Carta, quero apoiar a tradição bonita das nossas famílias de prepararem o Presépio, nos dias que antecedem o Natal, e também o costume de o armarem nos lugares de trabalho, nas escolas, nos hospitais, nos estabelecimentos prisionais, nas praças…”, escreveu o Pontífice.

Confira na íntegra clicando aqui.

Ainda, durante a Carta, Francisco ressalta que o Presépio se trata de um “exercício de imaginação criativa” e faz votos de que esta prática “nunca desapareça”. E “onde porventura tenha caído em desuso, se possa redescobrir e revitalizar”. "O Presépio é um convite a ‘sentir’, a ‘tocar’ a pobreza que escolheu, para Si mesmo, o Filho de Deus na sua encarnação, tornando-se assim, implicitamente, um apelo para O seguirmos pelo caminho da humildade, da pobreza, do despojamento”, escreveu o Papa. Dividido em 10 pontos, o texto recorda a origem do presépio com São Francisco de Assis, a sua obra de evangelização e as figuras e o simbolismo que o compõem. Francisco comentou também o simbolismo presente nas várias partes que compõem o presépio: a escuridão da noite, a paisagem e os personagens.