18.Jan - 6ª Semana Social Brasileira apresenta a Coleção Mutirão de Formação
6ª Semana Social Brasileira apresenta a Coleção Mutirão de Formação

A 6ª Semana Social Brasileira, que acontece de 2020 a 2022, apresenta para todas as pessoas mobilizadoras dos mutirões pela vida, a Coleção Mutirão de Formação, composta por cinco cadernos que tem o objetivo de gerar processos de formação sobre os elementos que estruturam as questões sociopolíticas do país e a dimensão da mística e da espiritualidade presentes nas ações das pastorais e dos movimentos sociais.

A Coleção Mutirão de Formação é composta por cinco cadernos, totalizando 39 artigos e textos. As pastorais, movimentos sociais, grupos ou coletivos tem a autonomia para estudar o material e organizar o melhor caminho para trabalhar os conteúdos, fazendo a escolhas dos assuntos e temas que estão mais presentes nas realidades locais, dentro do planejamento das atividades da 6ª Semana Social Brasileira.

A Semana Social Brasileira

Em sua 6ª edição, a Semana Social Brasileira apresenta a proposta de mobilizações com o tema central "Mutirão pela Vida: por Terra, Teto e Trabalho" - inspirado nos três ‘T’ apresentados no 1º Encontro Mundial dos Movimentos Populares com o Papa Francisco, em outubro de 2014, em Roma. Na época, o pontífice enfatizou a frase: “Digamos juntos, de coração: nenhuma família sem casa, nenhum camponês sem terra, nenhum trabalhador sem direitos, nenhuma pessoa sem a dignidade que o trabalho dá”.

Organizada pela Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Sociotransformadora da CNBB, a 6ª Semana tem por objetivo mobilizar a sociedade tendo em vista o fortalecimento da democracia. Outro objetivo também é fortalecer a ação das Pastorais Sociais da Igreja na defesa da população e dos grupos que se encontram em situação de maior vulnerabilidade.

Confira do que se tratam os cadernos do Coleção Mutirão de Formação:

Caderno 1:

Mutirão por Democracia: transformações sociopolíticas e participação social

Este caderno aprofunda sobre o primeiro eixo estrutural da 6ª Semana Social Brasileira, a democracia e os temas gerais para reflexão e debate sobre os processos democráticos e de cidadania. São eles: análise de conjuntura; educação popular; religião e política; juventudes; comunicação não violenta; reforma do sistema político e tecnologia.

Caderno 2:

Mutirão por Economia: alternativa ao modelo econômico

Este caderno apresenta elementos para o debate sobre o segundo eixo estrutural da 6ª Semana Social Brasileira, a economia. São eles: economia de Francisco e Clara; modelo econômico na América Latina; Economia Popular Solidária; dívida pública; economia humana e ecológica.

Caderno 3:

Mutirão por Soberania: autonomia democrática e desenvolvimento territorial

Este caderno disponibiliza reflexões sobre o terceiro eixo estrutural da 6ª Semana Social Brasileira, a soberania. São elas: soberania nacional popular e democrática; desenvolvimento e soberania alimentar.

Caderno 4:

Mutirão por Terra, Teto e Trabalho: território, direitos sociais e cidadania

Este caderno apresenta o debate sobre os temas centrais da 6ªSemana Social Brasileira: terra, teto e trabalho. São eles: territórios; comunidades tradicionais; direito à cidade; desigualdades; mineração; energia; mulheres e trabalho; questão agrária; racismo; direito à água; encarceramento; Sistema Único de Saúde - SUS; migração e tráfico de pessoas.

Caderno 5:

Ecologia Integral: o sagrado e o Bem Viver dos povos

Este caderno aprofunda conteúdos sobre a dimensão da mística e espiritualidade, os povos originários e o sagrado no compromisso com a vida do planeta. São eles: povos indígenas; profecia; espiritualidade; direitos sagrados; bem viver; ecologia e povos da Amazônia.

Amanda Nascimento

Informações: