25.Abr - 55ª Assembleia Geral da CNBB vai abordar a Iniciação à Vida Cristã

Episcopado brasileiro estará reunido, em Aparecida, a partir desta quarta-feira, 26

Apesar dos dados e estatísticas que demonstram que o Brasil continua sendo o país com o maior número de católicos no mundo, o episcopado brasileiro se preocupa com a qualidade da atuação e com o compromisso dos cristãos ao eleger a “Iniciação à vida cristã” como tema central da sua 55ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que acontece de 26 de abril a 5 de maio, no Centro Pe. Vitor Coelho de Almeida, em Aparecida (SP).

Conforme o documento nº 43 do CELAM: “Entende-se como iniciação à vida cristã o processo pelo qual uma pessoa é introduzida no mistério de Jesus Cristo e na vida da Igreja, através da Palavra de Deus e da mediação sacramental e litúrgica, que acompanhe as mudanças de atitudes fundamentais de ser e existir com os outros e com o mundo, em uma nova identidade como pessoa cristã que testemunha o evangelho inserido em uma comunidade eclesial viva e testemunhal.”. Uma comissão especialmente presidida pelo arcebispo de Curitiba dom José Antônio Peruzzo foi designada para produzir o texto que será apreciado e acrescido pelos bispos do Brasil. O texto, após aprovação do episcopado, será publicado como um documento da CNBB.

O cenário local

Na Arquidiocese de Passo Fundo, o tema faz parte das cinco urgências estabelecidas pelo 17º Plano da Ação Evangelizadora. O arcebispo de Passo Fundo, dom Rodolfo Luís Weber, que estará presente na Assembleia Geral,  comentou, em entrevista à Rádio Planalto, que é essencial abordar a temática para melhor compreender o cenário do catolicismo. “A Iniciação à Vida Cristã é o processo formativo do discípulo missionário de Jesus Cristo. É preciso entender como ajudar as pessoas a aproximarem-se de Cristo, a pertencer a uma comunidade e, especialmente, a aprofundarem a fé. Na Arquidiocese, o tema está presente porque temos a consciência de que a pessoa crê em Cristo na medida em que for ajudada neste processo.”, explica. Ele acrescenta, ainda, que a comunidade cristã está no centro deste processo. “Cada vez mais, a comunidade tem responsabilidade nesse processo. Em outras épocas, a família fazia parte desse projeto e a sociedade apenas colaborava. Hoje, percebemos que este trabalho deve ser assumido pela comunidade cristã, com ajuda da família. Neste mundo com tantas ideias, queremos que a mensagem cristã corresponda aos desejos humanos.”, completa.

Outros temas em destaque

Além do tema central, os bispos brasileiros também aprofundarão temas da atualidade da conjuntura política brasileira e a conjuntura eclesial após os 10 anos da conferência de Aparecida. No sábado e no domingo, haverá o retiro dos bispos. “Se pronunciar sobre os temas da atualidade mostra que a fé tem repercussão concreta na vida das pessoas. E se a fé não mexe com a vida das pessoas, ela é inútil. A dimensão moral nasce da fé. Eu creio e a fé me faz ter valores e comportamentos. A Igreja não quer governar o Brasil. Isso é tarefa dos cristãos leigos. Porém, a Igreja deve refletir sobre os problemas que afetam a vida das pessoas, à luz da fé. Uma reforma tão importante que está em pauta necessita que haja um debate profundo, sereno e tranquilo para que aquilo que for feito proteja os mais pobres, aqueles que são mais enfraquecidos na sociedade. A Igreja se pronuncia, assim como Jesus se pronunciava sobre a vida do seu povo.”, destaca dom Rodolfo que complementa, ainda, a necessidade da espiritualidade nas discussões. “Precisamos das luzes do Espírito Santo para que o que for feito não seja só obra da inteligência e esforço humano, mas revelem o desejo de Deus.”, encerra.

Sammara Garbelotto

Colaboração: Comunicação CNBB e Rádio Planalto