09.Jan - 31ª Romaria Vocacional celebra a vida do Monsenhor João Benvegnú
31ª Romaria Vocacional celebra a vida do Monsenhor João Benvegnú

Motivados pelo testemunho de vida do Monsenhor João Benvegnú e guiados pelo desejo de celebrar a sua história e a sua atuação, milhares de romeiros se encaminharam, no último final de semana, 7 e 8 de janeiro, para a cidade de São Domingos do Sul para celebrar, juntos, a vida daquele que é chamado o Servo de Deus. A Romaria Vocacional, que chegou a sua 31ª edição, reuniu cerca de 30 mil pessoas durante toda a sua programação, que iniciou ainda no dia 4, com o Tríduo Preparatório, envolvendo os fiéis durante a semana e, ainda, em uma procissão luminosa na noite de sábado e, também, em celebrações durante todo o domingo.

Refletindo o tema “Ide, evangelizai”, a Romaria é a oportunidade de a comunidade olhar para a história do sacerdote – que faleceu em 1986 – e observar o seu testemunho de vida de evangelização, motivação para as vocações sacerdotais e, também, de olhar para o próximo com um olhar bondoso. Para dom Rodolfo Weber, que participou das atividades no sábado e domingo, a Romaria Vocacional se constituí em um processo de encontro com o Deus. “No dia que a Igreja celebra a solenidade da manifestação de Cristo como luz das nações, a comunidade se reúne para a Romaria e, juntos, caminhamos a encontro do Senhor e, também, buscamos reafirmar a nossa fé e o desejo de dizer que Ele é o Salvador”, comentou durante a celebração.

Confira a galeria de fotos

Para o pároco de São Domingos do Sul, que é sobrinho do Monsenhor, a mobilização da comunidade é o diferencial da Romaria Vocacional. “Apesar da chuva, tivemos o envolvimento de todos, seja no trabalho ou na participação nas celebrações. Fomos lembrados que Jesus sempre foi ao encontro das pessoas e essa é a missão da Igreja. E o Monsenhor era assim: um homem carinhoso e acolhedor. Ele foi um homem de Deus e para o povo de Deus”, conclui.

Programação

A programação do Tríduo preparatório envolveu não apenas a cidade de São Domingos, mas toda a região que, unida, celebrou os temas  “Uma Igreja em saída”, “Igreja: Casa da Iniciação Cristã” e “Discipulado missionário centrado na Palavra de Deus”, com o auxílio dos padres Carlos Jaroceski, Luiz Signor e Ivo Pretto. No sábado, a comunidade celebrou, pela manhã, missa com a presença dos cavalarianos. Durante a noite, dom Rodolfo Weber presidiu a missa da Procissão Luminosa – atividade já tradicional na Romaria – que acolheu, também, a reza do terço e a Bênção do Santíssimo. Por fim, no domingo, a comunidade pode celebrar a primeira missa do dia às 07h30. Depois, às 10h, celebrou a Missa da Saúde, também presidida pelo arcebispo e, durante a tarde, foi celebrada a missa com as bênçãos do Servo de Deus, Monsenhor João Benvegnú.

Sammara Garbelotto