16.Mai - 25ª Romaria de Santa Rita acontece neste domingo
25ª Romaria de Santa Rita acontece neste domingo

No dia 22 de maio, se comemora o dia de Santa Rita de Cássia - mulher de muita fé, que salvou da peste o cunhado apenas pela oração e que se entregava totalmente a Deus. Em Carazinho, todos os anos, a comunidade se reúne em torno de seu testemunho de vida e celebra a sua intercessão. Este ano, a 25ª Romaria de Santa Rita acontece no domingo, dia 21 de maio, e será orientada pelo tema “Com Santa Rita, guardamos a criação”.

Reunindo, tradicionalmente, entre 25 e 30 mil pessoas, a Romaria é organizada pela paróquia São José, mas reúne a cidade toda em celebração. O pároco, padre Avelino Pinzetta, diz que a expectativa para a data é de vivenciar, junto à comunidade, momentos de fé e espiritualidade. “Este ano  temos um motivo especial por ser Jubilar:  esta Romaria  que iniciou há 25 anos,  com 25 pessoas, reúne hoje 25 mil.”, lembra.

A programação da Romaria inicia às 9h, com a saída dos fiéis em frente à paróquia São José. O percurso, que segue até o Santuário, será concluído com a celebração da missa festiva, às 10h30 e bênção individual às 11h30. Depois, a comunidade participa do almoço de integração e comemoração.

Sammara Garbelotto