14.Fev - 12º Acampamento da Juventude da Romaria da Terra

No dia 28 de fevereiro de 2017, a Fazenda Annoni – primeira ocupação brasileira de famílias organizadas dentro do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, localizada em Pontão – receberá milhares de romeiros para a 40ª Romaria da Terra do Rio Grande do Sul. Além  da programação do dia da Romaria, que terá como tema “Romaria da Terra: 40 anos de luta e memória das conquistas”, jovens de todo do estado e de várias regiões do país participam do Acampamento da Juventude que, desde 2005, faz parte da Romaria.

Com o objetivo de debater, refletir e celebrar o tema proposto pelo evento a partir de suas vivências e anseios, o Acampamento é, também, um espaço sócio-político-formador. Surgindo por iniciativa da própria juventude, a atividade acontece, neste ano, nos dias 26 e 27, na área 01 da Fazenda e vai refletir o tema “Juventude construindo projeto popular” e o lema “Prefiro morrer na luta do que morrer de fome” – em memória à Roseli Nunes, militante da luta pela terra morta em um protesto, em 1987.

Buscando ampliar as informações e colocar, de forma mais enfática, o objetivo do Acampamento, a organização encaminha a seguinte carta:

"Traz na viagem sonho, esperança,

pra alimentar quem quer resistir.”

Queridas e queridos jovens, com alegria, outra vez lhes acolhemos para mais uma edição do Acampamento da Juventude da Romaria da Terra do Rio Grande do Sul. Com esta carta queremos, desde já, irmos preparando esses espaços que querem ser sinal de profecia e esperança nas nossas caminhadas.

O acampamento, como de costume, acontecerá nos dois dias que antecedem a Romaria, portanto 26 e 27 de fevereiro de 2017, na área 01 do Assentamento 16 de Março, Fazenda Annoni. Diante da forma como temos nos organizado para melhor acolher a todas e todos, seguem algumas informações importantes:

Localização: O acampamento não será no mesmo local que a Romaria. A comunidade que nos acolherá é parte do assentamento, área 01. Um ponto de referência é o Camping Zambiasi. Mapas em anexo.

Inscrições: Cada participante é convidada/o preencher o formulário online garantindo assim sua inscrição. Esse passo é muito importante para melhor podermos acolhê-las/os. O link para inscrição pode ser acessado aqui: http://bit.ly/2lc31Qm

Alimentação: A organização do acampamento está mobilizada arrecadando alimentos para o evento e garantindo boa parte do que será necessário, contudo, solicitamos que cada caravana possa contribuir com parte dessa construção. Para isso pedimos que se consulte o cardápio anexado a essa carta e traga a alimentação listada necessária. Por exemplo: para um ônibus com 45 jovens, a/o coordenadora/o da caravana deverá consultar a listagem do cardápio anexado averiguando a alimentação definida e trazer consigo a quantidade necessária para essas 45 pessoas. Todas as refeições serão preparadas e servidas pela organização do acampamento, boa parte dos alimentos também é por conta da organização, porém cabe às/aos participantes trazerem o que foi solicitado e entregar no dia, em local a ser indicado.

Investimento: Cada participante é convidada/o a contribuir com o valor de R$10,00 para os gastos com estrutura e materiais necessários.

Kit acampamento: Considerando que não será disponibilizada estrutura para abrigar hospedagens, é necessário que as/os participantes estejam munidas/os de barraca, colchão/colchonete, prato, talheres, copo, produtos de higiene pessoal e demais itens necessários para acampar.

Romaria da Terra: Acontecerá na área 09 do assentamento. No dia do evento, as caravanas sairão do local onde acontecerá o acampamento e deixarão as/os jovens no local de começo da caminhada. Na Romaria, o almoço será partilhado, por isso, é importante pensar em algo que se possa levar para esse momento.

Informações gerais: É recomendado que cada participante traga consigo repelente, protetor solar, garrafa para beber água e dinheiro reserva caso queira comprar lanches que estarão à disposição. Também, solicitamos que as/os jovens que tocam algum instrumento os levem para contribuírem com a animação do Acampamento e da Romaria.

Demais informações estamos à disposição.

Atenciosamente, coordenação do 12º Acampamento da Juventude

Cardápio: