27.Out - “Que a liturgia e a catequese andem de mãos unidas”, sugere dom Dilli

Na manhã de segunda-feira, 26, a Comissão Litúrgica do Regional Sul 3 esteve reunida nas dependências da sede do Regional Sul 3, em Porto Alegre (RS). A reunião contou com a presença de quatorze representantes oriundos das Arquidioceses de Porto Alegre, Passo Fundo e Pelotas, bem como das dioceses de Uruguaiana, Santo Ângelo, Rio Grande, Cruz Alta, Erexim, Frederico Westphalen e Montenegro. Os presentes dedicaram toda a manhã para partilhar, refletir, animar e planejar a vida litúrgica.

O bispo da Diocese de Uruguaiana e Referencial da Liturgia do Regional Sul 3, Dom Aluísio Dilli, participou do Encontro dos Referências da Liturgia Nacional da Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), partilhou com os presentes os assuntos tratados. “Do Regional apresentei o que foi realizado no setor litúrgico e o que está dando bons resultados. Também as dificuldades e desafios da atual realidade litúrgica, como, por exemplo, a metodologia da formação mistagógica, o desafio da unidade, a formação dos presbíteros, o canto e a música litúrgica e a preparação de matérias pelo Regional”, destacou dom Dilli.

“Vamos continuar com as atividades permanentes do Regional pelo método de formação mistagógico. O processo de Iniciação à Vida Cristã de inspiração catecumenal nos inspira. Vamos valorizar as celebrações da Palavra, como forma de encontro com Deus, e a formação litúrgica, oferecida nos Institutos de Teologia”, frisou dom Dilli.

Dentro do contexto das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da CNBB percebem-se três caminhos no campo da liturgia da Igreja. “O caminho do conhecimento, do encontro com Deus e a missão. Que a liturgia e a catequese andem de mãos unidas”, lembrou dom Dilli.

Cerca de setenta por cento das comunidades cristãs católicas do Brasil não tem a celebração eucarística dominical, mas a comunidade se reúne para a celebração da Palavra, em que em sua maioria é presidida por mulheres. Para esta realidade a CNBB apresenta a proposta de livreto celebrativo e caderno de homilia.

Na ocasião, os presentes escolheram a nova coordenação para a animação da liturgia Regional: Pe. Luciano Massulo, da Arquidiocese de Porto Alegre (coordenador), Pe. Guido Boufleur da Diocese de Santo Ângelo (vice-coordenador), Marcelo Mito, leigo da Arquidiocese de Porto Alegre, e Pe. Mateus Danieli, da Arquidiocese de Passo Fundo, que até então era o coordenador e aceitou continuar na equipe como auxiliar.

De acordo com o Coordenador do Regional, Pe. Mateus Danieli, “a reunião foi significativa por ser um espaço para partilhar as alegrias e as angustias da liturgia do Regional e Nacional, onde nosso bispo referencial trouxe vários elementos. Avaliamos e projetamos a caminhada fazendo com que a liturgia do espírito do Vaticano II no tocante a comunhão, participação e a atualização do mistério pascal de cristo se de fato fonte e ápice da vida da Igreja”, concluiu Danieli.

Fonte: Judinei Vanzeto | CNBB Sul 3