14.Abr - “Fazei isto em memória de mim”: Arquidiocese celebra a Quinta-feira Santa
“Fazei isto em memória de mim”: Arquidiocese celebra a Quinta-feira Santa

Celebração recorda o exemplo de Jesus durante a Santa Ceia

Centrada no Evangelho de São João que recorda os acontecimentos que antecedem a Paixão e Morte de Jesus Cristo, a Quinta-feira Santa, 13, envolveu a comunidade em uma celebração na Catedral Nossa Senhora Aparecida, presidida pelo arcebispo dom Rodolfo Luís Weber, e apresentou dois ritos significativos da data: a instituição da Eucaristia e do sacerdócio e o Lava-pés.

A Quinta-feira Santa dá início ao Tríduo Pascal e busca recordar o exemplo de Jesus. “A quinta é santa por aquilo que aconteceu e que nós fazemos memória hoje. Hoje somos os seguidores do Mestre. Este é o dia em que Jesus deixa as últimas recomendações e tem gestos fortes, revelando os últimos detalhes da sua missão”, explicou o arcebispo que, em sua homilia, explanou sobre os últimos atos de Cristo. “No Evangelho, Jesus questiona se os discípulos entendem o seu gesto. O que significa a Eucaristia? Qual o seu significado? A Eucaristia mantém a sua força porque está vinculada ao fato histórico que lhe deu origem - só tem razão de ser se estiver vinculada a Cristo, diretamente. Neste sacramento, celebramos, na Eucaristia, toda a vida, a missão, paixão, morte e ressurreição de Cristo. Assim também é o Lava-pés: só é compreensível se soubermos aquilo que Jesus fez anteriormente ao ato”, explicou e concluiu enfatizando a importância da Eucaristia na vida da Igreja. “É preciso viver a Eucaristia, que é a grande fonte de Deus. É preciso, sim, entender o rito, mas, acima de tudo, viver da Eucaristia”.

Ao fim da celebração, o altar foi desnudo e a comunidade foi convidada a fazer um momento de adoração, silêncio e vigília em memória ao sofrimento e agonia do Cristo antes de ser entregue a Pilatos. Na Catedral Metropolitana, a Semana Santa, que celebra a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo, será vivenciada, ainda, na sexta-feira - às 15h, com a celebração da Paixão e às 16h com a Procissão do Senhor morto -, no sábado às 20h e, também, no domingo às 10h30.