Arquidiocese de Passo Fundo
 
 
Juventude
 
12.Dez - Noite de Luz: CLJ encerra atividades do ano
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -

"Cessem as palavras, falem as obras". A frase, dita por Santo Antônio, foi a motivação para que cerca de 800 jovens do Curso de Liderança Juvenil (CLJ) da Arquidiocese de Passo Fundo se reunissem, no último sábado, 09, para celebrar e agradecer o ano que passou e, também, firmar um compromisso para o ano que se inicia através da Noite de Luz com Jesus - evento que é tradicional no movimento e que reúne os jovens de todas as paróquias onde o CLJ está inserido em atividades de espiritualidade, reflexão e integração. Neste ano, as atividades aconteceram na Catedral Metropolitana e no ginásio da paróquia Santo Antônio, em Passo Fundo. 

 

Ação

Depois de um ano de trabalho com retiros de PSP, CLJ II e cinco CLJ Momento, além dos serenatões, encontros de liturgia e as atividades paroquiais o CLJ chega ao final de 2017 com a certeza do fortalecimento do movimento. Neste cenário, a proposta da Noite de Luz é, justamente, fortalecer o CLJ, enquanto grupo e, também, como parte da Igreja. Além da missa festiva, celebrada pelos padres Mateus Danieli - diretor espiritual do movimento - e Éberson Fontana - do Serviço de Animação Vocacional - e orientada pelo anúncio de João Batista, os jovens participaram de atividades de espiritualidade e reflexão e, ainda, de momentos de retrospectiva e de integração. Também, como forma de colocar em prática o tema proposto, os jovens foram desafiados a contribuírem com a doação de alimentos não perecíveis serão encaminhados para doação pelo Secretariado Diocesano. Ao todo, foram arrecadados 544 kg que serão divididos entre o grupo de jovens da capela Nossa Senhora da Salete, no Bairro Cruzeiro, e o Projeto do papeleiro "Chicão", falecido no início desse ano. 

 

Veja mais fotos da Noite de Luz aqui

 

Luz

Por fim, depois de uma retrospectiva de todas as atividades realizadas durante o ano, a Noite de Luz proporcionou aos jovens um forte momento de espiritualidade, com a presença do padre Éberson Fontana, através da Bênção do Santíssimo Sacramento que, neste ano, usou a tecnologia como aliada: todos os anos, os jovens carregam velas nas mãos, simbolizando a luz de Cristo e o desejo de ser luz para o mundo; desta vez, essa luz não foi uma vela, mas a lanterna do celular. A proposta é motivar o jovem para a evangelização através dos instrumentos que tem em seu dia-a-dia. 

 

Mudanças

O CLJ, neste ano, está passando por mudanças. As equipes de coordenação – em níveis arquidiocesano e paroquial - estão renovadas. Dentro da programação da Noite de Luz, foram anunciados os novos Pequenos Secretariados Paroquiais e Secretariado Arquidiocesano do movimento que atua, hoje, em 25 paróquias de Passo Fundo e região. Cerca de 150 jovens ocuparão as funções de presidente, vice-presidente, secretário, liturgia, tesoureiro e folclore. Além disso, 21 jovens, tios e padre, farão parte do Secretariado Arquidiocesano.

 

Proximidade

Entre eles, está Matheus Ferreira, que será presidente do Secretariado Arquidiocesano no ano de 2018. Para ele, o próximo ano será a continuidade do trabalho já realizado em 2017, atuando cada vez mais próximo das paróquias em que há o CLJ. “Desafios são instigantes e para o próximo ano percebo que eles serão importantes para motivar o nosso trabalho na formação dos jovens. E essa formação  não deve ser apenas superficial, ela deve ser madura e consciente. Para que ela seja realizada se faz necessário cativar mais e mais jovens ao movimento e mantê-los firmes no caminho de Jesus”, comenta o jovem. 

 

2018

Para 2018, o CLJ segue com a programação de cinco CLJ Momentos e, também, com os retiros de formação. Além disso, cada paróquia tem um cronograma específico e, neste sentido, diferentes atividades de formação, integração e espiritualidade serão realizadas. 

 

Sammara Garbelotto 

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo

imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br

Colaboração: Caroline Dalprá Lopes | CLJ

 


Indique a um amigo
 
CONTATO
Cúria Metropolitana
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | sala 401 Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9240

Centro de Pastoral
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | sala 410 Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9204
 
 
 

Copyright @ 2024 - Arquidiocese de Passo Fundo. Todos os direitos reservados.