Arquidiocese de Passo Fundo
 
 
Juventude
 
12.Set - II ENRPJ constrói Carta Compromisso
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
II ENRPJ constrói Carta Compromisso

Os jovens Davi Rodrigues e Eduardo Nischespois Scorsatto, integrantes da Arquidiocese de Passo Fundo, ao lado dos bispos referenciais da juventude no Rio Grande do Sul

 

Durante o II Encontro de Revitalização da Pastoral Juvenil, como uma atitude concreta diante das perspectivas abordadas, foi elaborada uma carta compromisso, dirigida aos jovens de todo o Brasil. Sob a coordenação de Dom Nelson, foi escolhida uma equipe formada por três participantes do II ENRPJ, que juntos, expressaram os sentimentos fortes de todo o evento.

 

Confira a baixo a carta do II ENRPJ:

 

“Pude também contemplar a força revolucionária de uma Mãe carinhosa que move o coração de seus filhos a saírem de si mesmos com grande ímpeto missionário (…)” (Papa Francisco)

 

Nós, Lideranças dos Setores Arqui/Diocesanos da Juventude do Brasil, no 2º Encontro Nacional de Revitalização da Pastoral Juvenil (ENRPJ), reunidos em Brasília, entre os dias 07 a 09 de Setembro de 2017, neste contexto desafiador que estamos . como país, a crise atual, em suas dimensões ética, política, econômica, social, religiosa e existencial, nas quais os jovens são os que mais sentem a insegurança e o peso de um futuro incerto. Atentos(as) às realidades trazidas e partilhadas pelos regionais, inspirados no pontificado do Papa Francisco, respaldados pelo Magistério através do Documento de Aparecida,  da Evangelização da Juventude: Desafios e Perspectivas (Doc. n.85), das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora (DGAE) e do Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade (Doc. n.105), reafirmamos nosso compromisso de aprofundar as Linhas de Ação assumidas no 1º ENRPJ realizado em Dezembro de 2013, sendo, Estruturas de Acompanhamento, Formação e Missão.

 

Disse-nos o Papa Francisco, por ocasião da celebração do encerramento do projeto Rota 300: “Vocês podem redescobrir a criatividade e a força para serem protagonistas de uma cultura de aliança e assim gerar novos paradigmas (…)”. A partir disto, reiteramos o compromisso de aprofundar o caminho assumido no 1º ENRPJ: Formação – continuarmos e ampliarmos as formações de assessoria adulta e jovem nos âmbitos Nacional, Regional e Diocesano; formação de Lideranças Juvenis em todos os âmbitos; elaboração de subsídios que permitam compreender os processos. Estruturas de Acompanhamento – aprimorar a sua organização em todos os níveis; Missionariedade – busca do estado permanente de missão, com atenção às novas linguagens e ambientes do mundo juvenil.

 

Por fim, ampliando nossos horizontes e acreditando que somos portadores dos sonhos e da Alegria do Evangelho, vivendo uma Igreja em saída, em comunhão com a Laudato Si, assumimos o compromisso ante as Políticas Públicas e a Ecologia Integral, na perspectiva da participação nos conselhos paritários, na defesa e promoção da vida. Ainda nos propomos a acolher à luz da fé, nos abrindo ao projeto de vida pensado e sonhado por Deus.

 

Neste Ano Nacional Mariano, em que celebramos os 300 anos de Aparecida, pedimos à Mãe Maria pela nossa juventude, a proteção e benção de Deus.

 

Brasília, Distrito Federal, 08 de Setembro, festa de Natividade de Nossa Senhora.

 

Integrantes da Pastoral Juvenil

 


Indique a um amigo
 
CONTATO
Cúria Metropolitana
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | sala 401 Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9240

Centro de Pastoral
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | sala 410 Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9204
 
 
 

Copyright @ 2024 - Arquidiocese de Passo Fundo. Todos os direitos reservados.