Juventude

04.Jul - CLJ: redes sociais como ferramenta para a evangelização de jovens

Em busca da aproximação com os jovens, o Curso de Liderança Juvenil da Arquidiocese de Passo Fundo possui uma página no Facebook e uma conta no Instagram, onde, periodicamente, são divulgados eventos, promoções, tardes especiais e mais atividades envolvendo as paróquias que possuem CLJ.

Desafios

Nesse ano, a Vogalia de Comunicação do Secretariado Arquidiocesano propôs alguns desafios às paróquias, a fim de promover maior integração, gerar visibilidade para o movimento e, principalmente, instigar novos jovens a participar da construção do Reino de Deus através das redes sociais - um potente espaço de evangelização.

Inspiração em Francisco

Em 2014, o papa Francisco deixou uma mensagem que reforça a importância da comunicação: “A revolução nos meios de comunicação e de informação são um grande e apaixonante desafio que requer energias frescas e uma imaginação nova para transmitir aos outros a beleza de Deus”, afirmou o pontífice.

Por isso, inspirados nessa e em outras mensagens e com o objetivo de utilizar as redes sociais como ferramenta de evangelização, o CLJ lançou uma série de desafios. O primeiro deles aconteceu no mês de março que, com o tema “Conto Contigo”, instigou os jovens a produzirem uma foto com o crucifixo - símbolo do movimento -, que recorda a entrega dos jovens cristãos. A imagem deveria ser seguida por uma pequena frase que recordasse esse compromisso. A grande maioria das paróquias da Arquidiocese que contam com a presença do movimento participou dessa mobilização, que garantiu maior visibilidade aos perfis do CLJ nas redes sociais.

O segundo desafio foi lançado em maio com o tema “Ame o teu próximo”, com o intuito de compartilhar ações que retratem o maior mandamento deixado por Jesus. Nessa etapa, os jovens realizaram visitas a asilos e outras instituições, ajudaram famílias carentes e praticaram o bem ao povo de Deus.  As fotos encaminhadas por eles podem ser acessadas na página CLJ Arquidiocese de Passo Fundo, no Facebook. Agora, está chegando a hora de novas atividades: o próximo desafio será lançado ainda neste mês de julho e envolverá o Folclore das paróquias.

Texto: Andressa Paixão | Vogalia de Comunicação do CLJ