Itepa Faculdades

24.Jul - Itepa: segundo semestre inicia com reflexões sobre perspectivas pós-pandemia
Itepa: segundo semestre inicia com reflexões sobre perspectivas pós-pandemia

Perspectivas eclesiais, políticas e de cuidado com os pobres serão alguns dos temas abordados durante um encontro, promovido pela Itepa Faculdades, na segunda-feira, 27, para dar início ao segundo semestre do ano na instituição. A atividade, que acontecerá de forma online, através do Google Meet, poderá ser acompanhada pela comunidade e envolverá o arcebispo de Passo Fundo, Dom Rodolfo Luís Weber, o bispo de Vacaria, Dom Silvio Guterres Dutra, o bispo de Erexim, Dom Adimir Antonio Mazali, o bispo de Chapecó, Dom Odelir José Magri e, também, o bispo de Frederico Westphalen, Dom Antonio Carlos Keller.

A proposta do encontro será baseada na reflexão sobre temas da realidade, tendo em vista o período pós pandemia e tópicos como compromisso cristão, perspectivas para os processos de formação; perspectivas no cuidado com os pobres e perspectivas para o Serviço de Animação Vocacional serão pauta entre os bispos. Para o diretor em exercício da Itepa Faculdades, padre Ivanir Antonio Rodighero, o encontro será uma oportunidade de reflexão e partilha em torno da nova realidade que se apresenta com a pandemia do Coronavírus. “Um dos grandes dramas que temos, enquanto professores e alunos, é como nos localizarmos no presente perante a pandemia do Coronavírus e bem como de visualizar o futuro”, inicia.

Padre Ivanir coloca, ainda, que a presença dos bispos é essencial para ajudar nas reflexões. “Nesse sentido, os bispos foram provocados para trazer perspectivas pós pandemia: vamos refletir sobre como realizar o processo de evangelização nesse novo contexto gerado pela pandemia e sobre como podemos contribuir para que haja uma política em vista do bem comum. Também, a reflexão vai trazer questões relacionadas à formação e tecnologia, ao cenário dos pobres frente à pandemia e, por fim, as perspectivas que podem ser elencadas no trabalho junto às vocações”, complementa. O padre acrescenta, por fim, que a atividade tem o objetivo de colaborar com o cuidado com a vida. “A nossa grande busca é de criar perspectivas para as nossas vidas, para a vida do Itepa e, também, para a vida das comunidades eclesiais”, conclui.

O encontro iniciará as 8h e poderá ser acompanhado pelo link: https://meet.google.com/awh-ipdt-bts?authuser=0&hl=pt-BR

Sammara Garbelotto