Itepa Faculdades

19.Jan - Itepa: Espiritualidade Sapiencial: contestação, resgate, resistência, cultivo da fé

Os estudantes da Pós-Graduação em Espiritualidade, na disciplina de “Antigo Testamento III: Sapienciais (Salmos)” aprofundaram a Espiritualidade Sapiencial que se expressa na Bíblia, principalmente, através da Literatura Sapiencial. Segundo os professores, Pe. Jair Carlesso e Pe. Nelson Tonello, a literatura sapiencial veterotestamentária é um bloco temático rico. Surgiu num contexto de mudanças profundas na sociedade israelita (538-63 aC). É portadora de uma espiritualidade: 1) de contestação do judaísmo (Jonas, Jó), da teologia da retribuição (Jó), do trabalho escravo (Eclesiastes) e do helenismo (Daniel e Sabedoria); 2) de resgate das tradições dos antepassados (Provérbios, Eclesiástico, Tobias), da dignidade do corpo humano (Cântico dos Cânticos), do saber popular (Provérbios, Eclesiástico), dos projetos em defesa da vida dos pobres (Rute, Judite); 3) de resistência às teologias da pureza, da retribuição e do sacrífico (Jó, Judite, Ester), do helenismo (Daniel, Eclesiástico, Sabedoria); 4) do cultivo da fé, da oração e da celebração (Salmos). Este estudo profundo da fonte bíblica busca, como pede o Concílio Vaticano II, saber o que aprouve a Deus comunicar e manifestar por meio das suas palavras (Dei Verbum nº 12)

Itepa Faculdades