Itepa Faculdades

30.Dez - Dimensão fraterna da Espiritualidade é destaque na última etapa da Pós-Graduação em Espiritualidade

Na Encíclica Fratelli Tutti diz o Papa Francisco: “Às vezes deixa-me triste o fato de, apesar de estar dotada de tais motivações, a Igreja ter demorado tanto tempo a condenar energicamente a escravatura e várias formas de violência. Hoje, com o desenvolvimento da espiritualidade e da teologia, não temos desculpas. Todavia, ainda há aqueles que parecem sentir-se encorajados ou pelo menos autorizados pela sua fé a defender várias formas de nacionalismo fechado e violento, atitudes xenófobas, desprezo e até maus-tratos àqueles que são diferentes. A fé, com o humanismo que inspira, deve manter vivo um sentido crítico perante estas tendências e ajudar a reagir rapidamente quando começam a insinuar-se. Para isso, é importante que a catequese e a pregação incluam, de forma mais direta e clara, o sentido social da existência, a dimensão fraterna da espiritualidade, a convicção sobre a dignidade inalienável de cada pessoa e as motivações para amar e acolher a todos”.

Desejamos que esta afirmação do Papa Francisco inspire a última etapa da Pós-Graduação em Espiritualidade pois, apesar de termos a Boa Notícia do Evangelho, muitas vezes demoramos – a Igreja – demais para fazer opções ousadas, marcadas pela libertação, pelo humanismo da fé e pela alegria do Reino de Deus.

As disciplinas da próxima etapa se alinham, cada uma a seu modo, com a afirmação do Papa Francisco. A última etapa deste curso começa dia 10 de janeiro de 2022, às 8h na Itepa Faculdades.

Fonte: http://itepa.com.br/2021/12/24/dimensao-fraterna-da-espiritualidade-e-destaque-na-ultima-etapa-da-pos-graduacao-em-espiritualidade/