Arquidiocese de Passo Fundo
 
 
Itepa Faculdades
 
03.Jul - Diálogo Inter-Religioso: tradições religiosas no caminho da paz
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Diálogo Inter-Religioso: tradições religiosas no caminho da paz

Agentes de Pastoral das Paróquias de Passo Fundo e acadêmicos da Itepa Faculdades estiveram reunidos com representantes de tradições religiosas presentes na cidade para uma conversa sobre a amizade social.


O evento aconteceu durante a Reunião da Área Pastoral de Passo Fundo, terça-feira, 2 de julho, no Centro Comunitário da Paróquia Santa Terezinha, com o objetivo de favorecer a fraternidade universal e a amizade social entre as tradições religiosas, como tem pedido o Papa Francisco, especialmente na Encíclica Fratelli Tutti, bem como solicitou a Campanha da Fraternidade 2024.


Segundo o Papa, as várias religiões, ao partir do reconhecimento do valor de cada pessoa humana como criatura chamada a ser filho ou filha de Deus, oferecem uma preciosa contribuição para a construção da fraternidade e a defesa da justiça na sociedade (FT 271).


O encontro iniciou com o momento de oração, coordenado por Agentes de pastoral da Paróquia São José Operário, que oraram o ensinamento de Jesus Cristo: somos todos irmãos e irmãs.


Os diversos líderes presentes no evento destacaram que é possível o caminho da paz e que as diversas tradições religiosas precisam estar no caminho da paz, pois este é o caminho de Deus. Às vezes, porém, elementos religiosos são usados, de forma errada por interesses econômicos e políticos alheios para legitimar guerras, violências, integralismos, ideologias de exclusão social que não respeitam a dignidade humana.


Os conferencistas foram: Berel Natan Engelman, Presidente e Líder Espiritual da Sociedade União Israelita de Passo Fundo – Sinagoga Abrahão Melnick; Mario Vernes, Filósofo e monge da comunidade budista Shantideva de Mato Castelhano; Amir Read Barakat Jabr, Graduando em Psicologia, Membro da comunidade islâmica de Passo Fundo, e Padre Ari Antonio dos Reis, Coordenador Arquidiocesano de Pastoral, da Igreja Católica Apostólica Romana.


Em diálogo, os representantes das tradições religiosas decidiram, como um gesto concreto, plantar uma árvore num lugar significativo, em Passo Fundo, que represente a amizade social entre as tradições religiosas. O gesto, provavelmente, vai acontecer em setembro, sendo que a dia e o local serão definidos posteriormente.


A roda de conversa foi promovida pelo Setor Movimentos Sociais do Daitepa, Itepa Faculdades, Coordenação Arquidiocesana de Pastoral e Área Pastoral de Passo Fundo.


Fonte: https://itepa.com.br/2024/07/03/dialogo-inter-religioso-tradicoes-religiosas-no-caminho-da-paz/

Indique a um amigo
 
CONTATO
Cúria Metropolitana
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | sala 401 Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9240

Centro de Pastoral
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | sala 410 Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9204
 
 
 

Copyright @ 2024 - Arquidiocese de Passo Fundo. Todos os direitos reservados.