CNBB | Sul 3

12.Mar - Visita Ad Limina Apostolorum do Regional Sul 3 é suspensa
Visita Ad Limina Apostolorum do Regional Sul 3 é suspensa

O Regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) recebeu oficialmente nesta quarta-feira, 11, o comunicado da suspensão da visita Ad Limina Apostolorum no Vaticano

Segundo o texto, a viagem foi cancelada “diante do avanço da epidemia do Coronavírus (Covid-19) na Itália”. Atenta a esta realidade, a Santa Sé determinou a suspensão da visita, levando em conta também “as medidas tomadas pelo Governo Italiano para proteger a população”, citando a restrição de circulação dos cidadãos, o cancelamento de eventos públicos e o fechamento de escolas, universidades e museus.

A partir do dia 21 deste mês estava prevista a visita de 24 arcebispos e bispos do Rio Grande do Sul no Vaticano - inlusive a de dom rodolfo Luís Weber, arcebispo de Passo Fundo. O momento contemplava os contatos com os Dicastérios da Cúria Romana e a possibilidade de contato com a realidade eclesial e pastoral da cidade. Além disso, seria, segundo Dom José Gislon, presidente da CNBB no Regional, “oportunidade para apresentar ao Papa as diferentes e complexas realidades que desenham o rosto da Igreja no Rio Grande do Sul, com suas dificuldades e desafios pastorais, mas, sobretudo, com seus projetos, alegrias, esperanças e toda a riqueza da Ação Evangelizadora desenvolvida pelas 18 arqui/dioceses do Rio Grande do Sul”.

A última visita Ad Limina realizada em Roma pelo episcopado do Regional Sul 3 ocorreu há mais de 10 anos, de 27 de novembro a 10 de dezembro de 2009. Dos 24 bispos que iriam agora ao Vaticano, apenas sete eram bispos diocesanos na época e estavam em 2009 na visita no Vaticano.

O comunicado de cancelamento da visita divulgado nesta quarta-feira, informa ainda que “a nova data para realização da Ad Limina dos Bispos do Rio Grande do Sul será divulgada oportunamente”.

Victória Holzbach
Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - Regional Sul – Rio Grande do Sul