CNBB | Sul 3

08.Jun - Regional Sul 3 da CNBB se prepara para Assembleia da Ação Evangelizadora
Regional Sul 3 da CNBB se prepara para Assembleia da Ação Evangelizadora

O ambiente virtual, para muitos ainda uma novidade imposta pela pandemia, foi a alternativa encontrada para seguir a nossa animação pastoral e a articulação da Igreja desde março do ano passado. Em 2020, entretanto, o contexto era ainda mais incerto e poucos estavam adaptados a este novo espaço, motivos pelos quais o Regional Sul 3 optou – assim como a CNBB – pelo cancelamento de sua assembleia.

Para este ano, pelo contrário, assumimos o desafio de concretizar a Assembleia Regional da Ação Evangelizadora em modalidade online, nas próximas quinta e sexta-feira, 10 e 11 de junho. O tema escolhido para a ARAE este ano é Comunidades Eclesiais Missionárias, conforme a motivação das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, 2019-2023. Padre Marcus Barbosa, assessor da CNBB, apresentará o assunto e ajudará na reflexão e construção de apontamentos práticos para a Igreja no Rio Grande do Sul.

Durante os dois dias de assembleia, os participantes serão provocados a refletir justamente sobre a formação de discípulos missionários, a partir da partilha de experiências já existentes e da identificação de novos caminhos possíveis. Outro ponto da pauta do encontro é a partilha das dificuldades, desafios e sonhos dos organismos e das pastorais no Regional.

A Secretária Executiva do Regional, Sandra Zambon, fala sobre a escolha do tema e aponta que “O horizonte da ação evangelizadora é o Reino de Deus. Por meio das comunidades eclesiais missionárias, continuaremos a ser o fermento do Reino de Deus no Rio Grande do Sul”.

Para ela, a assembleia, além de ser espaço para a reflexão e aprofundamento do tema, possibilita um momento para avaliar a caminhada da Igreja do Rio Grande do Sul e celebrar a cultura do encontro mesmo que virtualmente, inaugurando esse novo tempo irmanados na fé. “É um convite a renovarmos nosso ardor pelo projeto de Jesus Cristo em meio a tantas situações de dor, sem perder o encantamento”, destaca Sandra.

“Queremos reconhecer as dádivas na caminhada da Igreja no Rio Grande do Sul que desde 1964, como Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Regional Sul 3, escreve sua trajetória. São muitas memórias, pessoas, lugares e sentimentos que tecem a história.  Herdamos esse legado de fé e testemunho.

A história dos quase 60 anos do Regional Sul 3, o magistério do Papa Francisco, as declarações do Documento de Aparecida e as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE 2019-2023) norteiam nossa caminhada.  Nos sensibilizam a acolhermos o presente e olharmos para o futuro com esperança para um novo tempo da graça e da missão evangelizadora no RS. As Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Rio Grande do Sul respondem com generosidade à missão a nós confiada; refletem nossa identidade como Regional Sul 3 na mudança de época em que vivemos e na qual estão presentes as nossas dezoito dioceses”.

A Secretária Executiva ressalta ainda a importância de um olhar atento à realidade, para que seja possível compreender o que Deus quer de nós nesse cenário que estamos vivendo. Segundo ela, para responder aos sinais dos tempos, é preciso “um escutar o outro e todos escutar o Espírito Santo, conforme nos orienta papa Francisco. Na fraternidade entre nós, na força da fé no Ressuscitado, na graça que vem do Espírito, sentimos o quanto precisamos estar fortalecidos pela comunhão fraterna e pela sinodalidade”, reforça a Secretária Executiva.

Dom José Gislon, Presidente do Regional Sul 3, também acredita que a Assembleia será oportunidade para confirmar a caminhada conjunta e renovar a comunhão fraterna para o bem do povo ao qual a Igreja é enviada. “Que esta Assembleia nos fortaleça e seja para todos os seus participantes experiência viva e revigoradora de comunhão eclesial e de entusiasmo para a Evangelização em nosso Regional”, deseja dom Gislon.

Representando a Arquidiocese de Passo Fundo, teremos o Arcebispo Dom Rodolfo Luis Weber, o Coordenador Arquidiocesano de Pastoral, Pe. Ivanir Antonio Rampon, Joselei Maria Ortigara Dellagerisi da Equipe Arquidiocesana de Animação Litúrgica e Mirte Santina Pagnussat da Animação Bíblico Catequética.

CONSER e CRB

A Assembleia será precedida pelos encontros do Conselho Episcopal Regional (CONSER), que acontece na manhã desta terça-feira, 08 e pelo encontro dos arce/bispos com os superiores e as superioras Provinciais dos Religiosos e Religiosas no Rio Grande do Sul (CRB/RS) na manhã da quarta-feira.

Informações: Comunicação Regional Sul 3