CNBB | Sul 3

19.Nov - PASCOM: Comunicadores gaúchos se reúnem em Porto Alegre
PASCOM: Comunicadores gaúchos se reúnem em Porto Alegre

A Cúria Metropolitana de Porto Alegre recebeu, na última sexta-feira, 16, os comunicadores responsáveis pela coordenação da Pastoral da Comunicação (PASCOM) das arquidioceses e dioceses do Rio Grande do Sul para uma reunião de avaliação e planejamento orientada pelo bispo referencial para a comunicação no estado, dom Carlos Romulo - bispo da Diocese de Montenegro e pela coordenadora regional da PASCOM, Dorce Gomes. A Arquidiocese de Passo Fundo participou através da jornalista e coordenadora da PASCOM Sammara Garbelotto.

Avaliação
O grupo da Pascom Regional, representado por oito arqui/dioceses das 18 existentes no Estado, avaliou a trajetória da pastoral no ano de 2018 - especialmente a realização do 3º Encontro Regional de Comunicação, sediado pela Arquidiocese de Pelotas, no dia 20 de outubro, e as atividades do Dia Mundial das Comunicações Sociais. Também, na oportunidade, a coordenadora regional, Dorce, partilhou as impressões e contribuições da sua participação na reunião dos coordenadores regionais que desafiou os agentes da PASCOM para comunicar a humanidade da ação evangelizadora por meio de histórias de tantos leigos/leigas que atuam nas mais diversas pastorais e movimentos.

Planejamento
Por fim, os participantes partilharam o andamento da implantação da PASCOM em suas arqui/dioceses, especialmente após a orientação da Pascom Nacional por meio do Guia de Implantação da Pastoral da Comunicação lançado no Encontro Nacional da Pascom, em julho de 2018. O calendário de atividades e compromissos para 2019 também foi definido na reunião da Pascom Regional e contempla, além das reuniões de planejamento e avaliação, a realização do 4º Encontro Regional de Comunicação que acontecerá no dia 23 de novembro de 2019, na Diocese de Cruz Alta.

Informações: Melissa Maciel | Assessora de Comunicação da Diocese de Osório
Fotos: Nelson Silveira Pereira | Arquidiocese de Porto Alegre