CNBB | Sul 3

30.Nov - Guirlanda: súplica, proteção, cuidado com vida, partilha
Guirlanda: súplica, proteção, cuidado com vida, partilha

Deus está Conosco! Este é o tema do Subsídio em preparação ao Natal, preparado pelo Regional  Sul 3 da CNBB e celebrado em todas as paróquias do Rio Grande do Sul. O material é um reforço na vivência do advento, em preparação à vinda de Jesus no Natal. Além do livreto com os encontros e relfexões, o material vem acompanhado de uma guirlanda - um dos símbolos centrais do Natal.

Na proposta do Regional, a imagem de Nossa Senhora com o menino Jesus representa uma súplica de Nossa Senhora em tempos de flagelos, como a pandemia. Nossa Senhora reza conosco e intercede pela humanidade. Da mesma forma, representa a proteção que Jesus Cristo, juntamente com sua Mãe. De acordo com o padre Ivanir Antonio Rampon, Coordenador Arquidiocesano de Pastoral, "a Guirlanda retrata que Maria está atenta às fragilidades da humanidade (o olhar) e nos oferece o Menino Jesus, para que a partir dos ensinamentos da ‘humanidade de Deus’ (a Encarnação do Verbo), possamos reconstruir a esperança, viver o amor entre nós e cuidar da vida, atentos, assim, ao Evangelho”.

Olhar guiado pela fé
A proposta é que este material, distribuído em todo o Regional Sul 3, seja uma grande corrente de sintonia na fé e na esperança de dias melhores. O Presidente do Regional Sul 3 da CNBB, Dom José Gislon, ressalta que a fé deve prevalecer, apesar das grandes tribulações que tocaram a vida pessoal, familiar, comunitária e social de milhões de pessoas de todo o mundo. "A força da fé e a esperança nos convidam a olharmos para o alto, e para Belém, para abrimos os nossos corações e reconstruirmos as nossas vidas sem medo e na confiança de que o Senhor está no meio de nós. Quando o nosso olhar é guiado pelo amor-compaixão e nos deixamos interpelar pela fé e pelos acontecimentos da história, sabemos também acolher os sinais de esperança que acompanham a presença do Senhor Jesus em nossa vida, e o reconhecemos em quem busca a paz, o diálogo, a reconciliação, mas também nos pobres, no estrangeiro que busca abrigo, nos enfermos, nos idosos, nos jovens e nas crianças”.

Campanhas da Igreja
Em virtude da pandemia do Coronavírus que vivemos em 2020, o episcopado gaúcho percebeu a impossibilidade da realização das coletas previstas para este ano e, por isso, decidiu que a guirlanda fará parte de um grande projeto de partilha e solidariedade da e com a Igreja do Rio Grande do Sul. Ao adquirir a Guirlanda, cada irmão/irmã estará contribuindo com as seguintes campanhas: Campanha da Fraternidade 2020, Campanha Missionária, Campanha Missão em Moçambique; Campanha da Evangelização; Óbolo de São Pedro, Campanha para a Terra Santa. Além disto, ainda contribui com a Arquidiocese e sua Paróquia. O preço da guirlanda será de R$ 5,00, distribuído da seguinte forma:

• Um real ficará para a paróquia;
  • Um real será destinado à diocese;
  • Um real cobrirá os custos e ajudará na manutenção anual do Regional Sul 3.
  • Dois reais serão destinados para formar um fundo que será destinado às coletas.