Arquidiocese de Passo Fundo
 
 
CNBB | Sul 3
 
26.Nov - Encontro de Comunicação do Regional Sul 3 reúne 70 pessoas
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Encontro de Comunicação do Regional Sul 3 reúne 70 pessoas

Com o tema, “Somos membros uns dos outros: das comunidades de redes sociais à comunidade humana”, orientado pelo jornalista e consultor em comunicação, Moisés Sbardelotto, a partir da Carta do Papa Francisco para o Dia Mundial das Comunicações Sociais 2019, agentes da Pascom de várias regiões do RS estiveram reunidos no Centro Pastoral, em Cruz Alta, no último sábado, 23. Os participantes puderam refletir sobre a Igreja como rede comunitária, contribuindo para a transformação das “redes da vida” em comunidades que são “fermento e luz” para uma sociedade mais justa e fraterna. Desde 2018 o encontro é realizado de forma itinerante. 

 

Promovido pela Pastoral da Comunicação do Regional Sul 3 em parceria com a Diocese de Cruz Alta, através de sua Pascom, o encontro foi realizado durante todo o dia. Na parte da tarde, foram realizadas as oficinas, contando com a contribuição de comunicadores atuantes nas dioceses e arquidioceses sobre os temas: Evangelização através do Rádio, fotografia, criatividade e design.

 

Para Dom Carlos Rômulo, Bispo de Montenegro e Referencial para as comunicações no Regional Sul 3, o encontro é fundamental para se refletir e aprofundar sobre que tipo de comunicação estamos fazendo. “Foi um encontro de integração, animação e encorajamento para que toda a Igreja no Rio Grande do Sul possa estar comunicando o evangelho”, destaca.

 

Dom Adelar Baruffi falou da alegria em sediar o evento. “Ficamos muito felizes quando soubemos que iríamos sediar o encontro e receber comunicadores de todo o regional, da CNBB no Rio Grande do Sul para este momento”. Segundo o bispo, foi um importante momento de partilhar experiências e, sobretudo, aprofundar temáticas, como o tema da carta do Papa Francisco para o 53º Dia Mundial das Comunicações. “Muito oportuna a reflexão sobre a carta do Papa, trazida pelo Moisés Sbardelotto, que nos ajudou a aprofundar, a clarear, a ver a importância e, também, o significado com aquilo que existe de positivo e os desafios do uso dos meios de comunicação. Entendemos que precisamos fazer uma comunicação não para formar indivíduos, mas para congregar e formar verdadeiras comunidades cristãs. Tenho certeza de que todos nós, que estivemos reunidos neste dia retornaremos para nossas paróquias, nossas dioceses, com mais elementos para realizar bem a nossa missão”, reforça. 

 

O evento teve encerramento com a Celebração Eucarística presidida pelo bispo referencial da Pascom, dom Carlos Romulo, bispo de Montenegro, e dom Adelar Baruffi, bispo de Cruz Alta. Os bispos abençoaram os botons que foi entregue a cada um dos comunicadores presentes, como símbolo de compromisso e entrega na missão de evangelizar através dos meios de comunicação.

 

A próxima edição do Encontro de Comunicação do Regional Sul 3 será sediado na Diocese de Montenegro em novembro de 2020. 

 

Pastoral da Comunicação | Regional Sul 3
Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo
imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br


Indique a um amigo
 
CONTATO
Cúria Metropolitana
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | sala 401 Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9240

Centro de Pastoral
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | sala 410 Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9204
 
 
 

Copyright @ 2024 - Arquidiocese de Passo Fundo. Todos os direitos reservados.