CNBB | Sul 3

23.Nov - 38º Encontro Regional de Presbíteros reúne cerca de 80 participantes no CECREI
38º Encontro Regional de Presbíteros reúne cerca de 80 participantes no CECREI

Com o tema Diocesaneidade no ministério presbiteral, cerca de 80 padres e bispos das 18 arqui/dioceses do Regional Sul 3 da CNBB participaram do 38º Encontro Regional de Presbíteros. O encontro, que aconteceu no CECREI, em São Leopoldo, iniciou na segunda-feira (15) e se estendeu até esta quarta (17) e também contou com a presença de Dom Adimir Mazali, Bispo Referencial para a Pastoral Presbiteral no Regional.

Representando a Arquidiocese de Passo Fundo participaram os padres Itamar Lavarda, Leandro de Mello e Osmar Burille. Segundo Pe. Itamar, um dos assuntos apontados no Encontro foi o ser consagrado sacerdote, “deve levar sentir-se um território sagrado, um espaço onde a família diocesana cria suas raízes, um vínculo de posse, uma necessidade básica de sobrevivência, um ideal a ser vivido na diocesaneidade. Ser e agir na pessoa de Cristo onde o padre diocesano está inserido ou incardinado”, disse ele.

Para auxiliar os participantes na reflexão do tema proposto, assessorou o encontro o Pe. Humberto Robson de Carvalho, da Arquidiocese de São Paulo-SP. Além do tema proposto, Pe. Humberto também se apoiou no lema: Vinde a mim todos vós que estais cansados e carregados de fardos e eu vos darei descanso (Mt 11, 28).

“O Encontro Regional dos presbíteros, é fundamental para cultivar a troca de conhecimentos e de uma autoajuda em vista do bem de todo o clero diocesano do Regional sul 3, e uma comunhão fraterna com o clero do Brasil. Cada ano é refletindo um tema que diz diretamente sobre a vida sacerdotal, e serve para refletir no dia do padre em cada diocese”, finalizou Pe. Itamar.

Carta do 38º Encontro de Presbíteros

Os prebíteros presentes divulgaram também a Carta do 38º Encontro Regional de Presbíteros, que você pode acessar clicando aqui.

O documento relata as atividades destes 3 dias de encontro e aponta: “A Espiritualidade do padre diocesano fundamenta-se no seguimento a Jesus Cristo, o Bom Pastor, que amou a sua Igreja e por ela se entregou. Nosso carisma expressa-se no amor pela diocese, na unidade com o bispo, na vivência fraterna presbiteral e na predileção amorosa e serviço ministerial dedicado ao povo de Deus a nós confiado”.

O texto diz ainda que “O Encontro foi marcado pela convivência fraterna e partilha de experiências. Manifestamos nossa profunda comunhão com os irmãos presbíteros do nosso Estado, especialmente os que passam por provações, nossa solidariedade aos que morreram vitimados pelo COVID-19”.

Por fim, conclui: “Desejamos que o Espírito Santo nos conduza na missão de cuidar do rebanho a nós confiado, invocamos a proteção de Nossa Senhora Medianeira e São Pedro”.

Informações: Comunicação Regional Sul 3