CNBB | Nacional

03.Fev - Arquidiocese lamenta o falecimento de Dom Enemésio Ângelo Lazzaris, da Igreja Irmã de Balsas

A Igreja do Brasil se despediu, na noite deste domingo, 2, de Dom Enemésio Ângelo Lazzaris, Bispo de Balsas - diocese localizada no Sul do estado Maranhão e Igreja-Irmã da Arquidiocese de Passo Fundo. O bispo, que faleceu na cidade de Araguaína (TO), tinha 71 anos e há um ano lutava contra um severo câncer no pâncreas. O corpo de Dom Enemésio já foi velado na paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Araguaína, onde foi pároco por oito anos e, durante a segunda-feira, será trasladado para Balsas, onde será velado na Igreja Catedral Sagrado Coração de Jesus (MA). O sepultamento será nesta terça-feira, 4 de fevereiro, na própria catedral da cidade, após a Missa Exequial, ainda sem hora marcada.

Em carta, Dom Rodolfo Luís Weber, arcebispo de Passo Fundo, lamentou o falecimento e prestou condolências à Igreja-Irmã. "A Arquidiocese de Passo Fundo está em comunhão com a Igreja Irmã de Balsas por ocasião do falecimento de Dom Enemésio Ângelo Lazzaris. Compartilhamos o sofrimento, o luto e a esperança da feliz ressurreição", iniciou. "Rendemos graças pela vida e o ministério episcopal de Dom Enemésio. Muitas pessoas foram agraciadas com muitos dons através de seu pastoreio e zelo pastoral. Confiamos Dom Enemésio à misericórdia divina para que seja acolhido no seu Reino Eterno. Dai-lhe Senhor o repouso eterno", complementou o arcebispo.

Histórico
Dom Enemésio Ângelo Lazzaris nasceu em 19 de dezembro de 1948, em Siderópolis (SC). Era religioso da Congregação da Pequena Obra da Divina Providência, também conhecida como Filhos da Divina Providência ou simplesmente Orionitas. Foi nomeado bispo de Balsas em 2008. Como bispo, dom Enemézio foi eleito, em junho de 2011, membro da Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz (2011 – abril 2015); fez parte do Grupo de Trabalho de combate ao Trabalho Escravo (2012-2016); foi presidente da Comissão Pastoral da Terra (2012-2018) e o primeiro presidente da Comissão Episcopal Pastoral Especial para o Enfrentamento ao Tráfico Humano (2017- 2019).