Arquidiocese de Passo Fundo
 
 
Campanha da Fraternidade
 
02.Mar - Arquidiocese realiza o Lançamento da Campanha da Fraternidade 2022
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Arquidiocese realiza o Lançamento da Campanha da Fraternidade 2022

 

Na manhã desta Quarta-Feira de Cinzas, 02, foi celebrado o Lançamento da Campanha da Fraternidade 2022 em todo o Brasil, neste ano a Campanha tem como tema “Fraternidade e Educação” e como lema “Fala com sabedoria, ensina com amor”.

 

A Arquidiocese de Passo Fundo realizou uma coletiva de imprensa com os veículos de comunicação local, onde o Arcebispo Dom Rodolfo Luís Weber, o Coordenador Arquidiocesano de Pastoral Pe. Ivanir Rampon e o professor e Diácono Permanente Silvio Antonio Bedin apresentaram os objetivos e motivações desta Campanha.

 

A Campanha da Fraternidade 2022 nos convida a refletir sobre a educação como uma ação humana e divina de criação. Segundo o Folhetão da Campanha da Fraternidade, produzido pela Arquidiocese de Passo Fundo “a Igreja considera a educação uma ferramenta imprescindível na formação humana e na promoção da fraternidade.  Ela acredita no processo de transformação permanente de cada pessoa, durante a vida toda.

 

Objetivos específicos da Campanha da Fraternidade 2021

1. Analisar o contexto da educação na cultura atual, e seus desafios potencializados pela pandemia.
2. Verificar o impacto das políticas públicas na educação.
3. Identificar valores e referências da Palavra de Deus e da Tradição cristã em vista de uma educação humanizadora na perspectiva do Reino de Deus
4. Pensar o papel da família, da comunidade de fé e da sociedade no processo educativo, com a colaboração dos educadores e das instituições de ensino.
5. Incentivar propostas educativas que, enraizadas no Evangelho, promovam a dignidade humana, a experiência do transcendente, a cultura do encontro e o cuidado com a casa comum.
6. Estimular a organização do serviço pastoral junto a escolas, universidades, centros comunitários e outros espaços educativos, em especial das instituições católicas de ensino.
7. Promover uma educação comprometida com novas formas de economia, de política e de progresso verdadeiramente a serviço da vida humana, em especial, dos mais pobres.

 

Pacto Educativo Global

Outro ponto muito forte desta Campanha da Fraternidade é o Pacto Educativo Global, que é um chamado do Papa Francisco para que todas as pessoas no mundo, instituições, igrejas e governos priorizem uma educação humanista e solidária como modo de transformar a sociedade. No dia 15 de outubro de 2020 o Pacto foi lançado no Vaticano e, desde então, tem mobilizado as Igrejas do Mundo para um olhar mais sensível e humanizado para a educação.

 

Os compromissos propostos pelo Pacto Educativo Global são os seguintes:

1. Colocar no centro de cada processo educativo a pessoa, seu valor, a sua dignidade enfocando sua especificidade, beleza, singularidade e capacidade de estar em relação com os outros e a realidade, rejeitando a cultura do descarte.
2. Ouvir a voz das crianças, adolescentes e jovens, a quem transmitimos valores e conhecimentos, para construir juntos um futuro de justiça e paz, uma vida digna para todos.
3. Favorecer a plena participação das meninas e jovens na instrução.
4. Ver na família o primeiro e indispensável educador.
5. Educar para o acolhimento, abrindo-nos aos mais vulneráveis e marginalizados.
6. Empenhar-nos no estudo para encontrar outras formas de compreender a economia, a política, o crescimento e o progresso, para que estejam a serviço da família humana na perspectiva da ecologia integral.
7. Guardar e cultivar a nossa casa comum, protegendo-a da exploração dos seus recursos, adotando estilos de vida mais sóbrios e apostando na utilização de energias renováveis e respeitadoras do ambiente.

 

Amanda Nascimento
Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo
imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br

 


Indique a um amigo
 
CONTATO
Cúria Metropolitana
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9240

Centro de Pastoral
Rua Coronel Chicuta, 436 - 2º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9204
 
 
 

Copyright @ 2022 - Arquidiocese de Passo Fundo. Todos os direitos reservados.