Arquidiocese

12.Nov - Vocacionados ingressam no Propedêutico
Vocacionados ingressam no Propedêutico

No último domingo, 07, na Solenidade de Todos os Santos, quatro jovens vocacionados provenientes das paróquias da Arquidiocese de Passo Fundo, após serem acompanhados pelo Pe. Érico Martins, responsável pelo Serviço de Animação Vocacional, deram mais um passo na caminhada de discernimento vocacional, ingressando no Seminário Maior Nossa Senhora Aparecida na etapa do Propedêutico. Foi nomeado para ser reitor desta etapa o Pe. Eberson Fontana, que também acompanha a etapa da Configuração a Jesus - Teologia.

O momento foi marcado por uma Celebração Eucarística presidida por Dom Rodolfo Luís Weber, concelebrada pelos padres formadores. Contando ainda com presença dos seminaristas do Seminário Menor e Maior e de familiares dos ingressos.

Segundo as Diretrizes para a formação dos presbíteros da Igreja no Brasil, n. 125, “o propedêutico é uma etapa formativa indispensável, com uma especificidade própria, eminentemente querigmática, caracterizada pelo encontro com Cristo”, e continua: “O propedêutico deve se caracterizar como etapa da complementação e aprofundamento do processo de Iniciação à Vida Cristã e preparação de caráter introdutório com vistas à sucessiva formação presbiteral ou, ao invés, da decisão de trilhar outro caminho de vida”.

Sendo assim, antes dos seminaristas iniciarem a etapa do Discipulado a Jesus – Filosofia, viverão com intensidade o Propedêutico, tendo formações nas seguintes dimensões: humana, espiritual, intelectual, pastoral-missionária. Para isso, foi constituída uma equipe responsável para dar este acompanhamento formativo.

O convite é para que toda a Arquidiocese de Passo Fundo continue unindo orações em prol das vocações, para que assim, não falte operários para a messe do Senhor. Ainda, o jovem que se sentir chamado a discernir sua vocação e construir o seu projeto de vida pode entrar em contato com o seu pároco e com o Serviço de Animação da Arquidiocese de Passo Fundo.

Seminaristas do Propedêutico e suas respectivas paróquias de origem:

- Felipe Tedesco Bettinelli – Paróquia Cristo Rei de Marau;

- Gian Bento – Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Catedral) de Passo Fundo;

- Igor Lopez da Silva – Paróquia Santo Antônio de Guaporé;

- Leonardo de Oliveira Dias – Paróquia São José Operário de Passo Fundo;

Reitor: Pe. Eberson Fontana.

Oração pelas Vocações

Jesus, mestre divino que chamastes os apóstolos para vos seguirem, continuai a passar pelos nossos caminhos, pelas nossas famílias, pelas nossas escolas. E continuai a repetir o convite a muitos de nossos jovens. Dai coragem às pessoas convidadas, dai forças para que vos sejam fiéis como apóstolos leigos, como sacerdotes, como religiosos e religiosas para o bem do povo de Deus e de toda a humanidade. Amém!

Texto: Serviço de Animação Vocacional