Arquidiocese

03.Set - Vocação: seminaristas recebem admissão aos Ministérios e às Ordens Sacras
Vocação: seminaristas recebem admissão aos Ministérios e às Ordens Sacras

Mais um importante passo na caminhada de formação sacerdotal de três jovens do Seminário Nossa Senhora Aparecida, em Passo Fundo, foi vivenciado no último domingo, 2: ao lado de suas famílias, os seminaristas celebraram Admissão às Ordens Sacras e Instituição do Ministério de Leitorato.

Encontro e partilha
O dia de encontro, que iniciou ainda com a acolhida aos familiares durante a manhã, culminou com a celebração, presidida por dom Rodolfo Luís Weber, arcebispo da Arquidiocese de Passo Fundo, e celebrada, também, pelos padres Éberson Fontana – do Serviço de Animação Vocacional -, Daniel Feltes – reitor do Santuário Arquidiocesano -, Ivanir Rodighero – reitor do Seminário Arquidiocesano e Vicenzo Savoldi - vigário paroquial em Serafina Corrêa.

Durante a missa, Joelmar de Souza e Dalcinei Sacheti foram admitidos às Ordens Sacras, primeiro passo dos seminaristas da Teologia em preparação à ordenação e exercício do presbiterado. Também, o seminarista Antônio Santos foi instituído com o Ministério de Leitores, onde se vivencia a missão de anunciar e viver de forma mais afirmada, a Palavra de Deus, revelada nas sagradas escrituras.

Palavra que alimenta e fortifica
Em sua fala, dom Rodolfo pediu que os familiares e amigos apoiem a formação dos jovens e vivenciem, com eles, a Palavra de Deus. “Os textos deste domingo [Evangelho de Marcos e leituras dos livros de Deuteronômio e Tiago] falam que a palavra de Deus é sempre útil e ensina – oportuna e inoportunamente. Estamos no começo do mês de setembro e neste momento, através do Mês da Bíblia, cultivamos uma proximidade e amor maior pela Palavra. É a Palavra do Senhor que nos reúne aqui, nos fortifica e alimenta. E esta não é uma palavra apenas para ser ouvida, mas para ser orientação de vida, para se tornar vida, para provocar a mudança”, iniciou dom Rodolfo. “O desafio permanente que temos é de cuidar para não transformar a Palavra de Deus em palavras e tradições humanas. E isso só é possível quando nos deixamos conduzir pelo Espírito do Senhor”, complementou.

Coragem na missão
A palavra do arcebispo também foi de motivação, encorajamento e ação de graças. “Estamos celebrando aqui o ministério ordenado, o serviço de presidir a comunidade. Louvamos e bendizemos a Deus pelos jovens que estão fazendo esse caminho e pelos formadores que cuidam, diariamente, do processo vocacional. Louvamos e bendizemos por aqueles que estão junto com os jovens e fazem esse caminho.”, concluiu.

Integração
Depois da missa, o encontro seguiu com confraternização, almoço e momentos onde os familiares puderam conhecer melhor a rotina do Seminário e a missão dos jovens através da fala dos seminaristas que, em um breve relato, apresentaram as suas funções na casa. Ainda, os formadores explicaram o que acontece no processo de formação, recordando, de forma especial, a importância do apoio dos familiares nesse processo de discernimento vocacional.

Sammara Garbelotto