Arquidiocese

27.Set - São Miguel: 150 anos caminhando conosco
São Miguel: 150 anos caminhando conosco

“Um grande profeta surgiu entre nós e Deus veio visitar o seu povo” é o tema norteador das celebrações da 150ª edição da Romaria de São Miguel que, desde a última semana e, especialmente, no último domingo, dia 26 de setembro, reúne os fiéis devotos ao arcanjo em Passo Fundo e região. Neste ano, em função da pandemia, as celebrações foram mais restritas, os fiéis foram orientados a acompanhar a procissão dentro de seus carros, onde puderam receber a benção.

Segundo o pároco da Paróquia São Vicente de Paulo, Pe. Arnildo Fritzen, cerca de 100 carros participaram da carreata e foram vendidos mais de 350kg de churrasco, “foi muito bonito e comovente ver a devoção, a fé, a expectativa e esperança das pessoas por dias melhores, buscando a proteção de São Miguel Arcanjo”, disse ele.

Ele ainda comenta como é impactante a celebração de um marco tão grande como os 150 anos da Romaria, “mexe com a nossa espiritualidade, com a fé, de modo especial de nós que somos encarregados de animar estas procissões, são 150 anos de uma história tão especial como essa em que os escravos, os negros, os que eram considerados os últimos na sociedade quando abrem o caminho para revelar o amor de Deus por nós, graças a eles nós temos a honra de celebrar aqui os 150 anos de uma caminhada histórica da ação libertadora de Deus”, finaliza.

Peregrinação: reflexão, espiritualidade e partilha

A peregrinação - que acontece desde 1871 sendo, assim, a mais antiga do Rio Grande do Sul – envolve o trabalho da paróquia São Vicente de Paulo e, também, das comunidades, especialmente da localidade do Pinheiro Torto, local onde está construída a Capela de São Miguel. Neste ano também está sendo comemorada a inaugurção do monumento em homenagem a São Miguel Arcanjo que está localizada na Capela de São Miguel.

História, religiosidade e devoção
Tradicional em Passo Fundo, a Romaria de São Miguel tem suas origens na história de dois escravos que, ainda no século XIX, voltavam da Guerra do Paraguai quando, ao chegarem às terras onde hoje fica o atual distrito do Pulador, uma pequena estatueta de São Miguel Arcanjo os impede de continuar. Inspirados pela imagem, os escravos conseguiram que, nas terras de Bernardo Castanho Rocha, fugindo dos ares urbanos e direcionada para o povo do campo, fosse construída, de pau-a-pique e com telhado de capim, uma pequena capela. Hoje, reformada e tombada como patrimônio cultural, a capela é o foco da fé.

Amanda Nascimento