Arquidiocese

21.Dez - Romaria Vocacional: vocacionados para a Messe do Senhor
Romaria Vocacional: vocacionados para a Messe do Senhor

O desejo de celebrar a vida, a história e a atuação do Monsenhor João Benvegnú, ao lado da esperança pela beatificação daquele que é chamado Servo de Deus, é o que anima os milhares de romeiros que se encaminham, nos dias 05 e 06 de janeiro, para a cidade de São Domingos do Sul. A Romaria Vocacional que acolhe, tradicionalmente, cerca de 20 mil fiéis, chega, em 2019, a sua 33ª edição já está sendo preparada pela equipe de voluntários e rezará o tema “Vocacionados para a Messe do Senhor”.

Servir a Messe
Além de estimular o processo de beatificação, a Romaria é a oportunidade de olhar para a história do sacerdote – que faleceu em 1986 – e observar o seu testemunho de vida de evangelização, motivação para as vocações sacerdotais e, também, de olhar para o próximo com um olhar bondoso. Neste sentido, a proposta é, através da programação, tema e lema - “Falar, Rezar e Convidar para Servir a Messe!” – motivar a comunidade para ações práticas de encontro com o outro e com Deus.  Para o pároco da paróquia São Domingos, Claudir Pressi, o objetivo é inspirar os leigos a vivenciarem sua vocação. “Queremos criar um ambiente favorável para que os batizados leigos e leigas vivam sua vocação para que, dessa forma, se sintam chamados a realizar sua missão como cristãos na Igreja e na sociedade”, comenta. “A Romaria visa, ao mesmo tempo, incentivar para suscitar um espírito vocacional de serviço ao Evangelho e promover cada vez mais entre as comunidades e os participantes o despertar e a consciência que uma vocação acertada é, sim, caminho de realização”, complementa

Programação
A programação da Romaria Vocacional se inicia com o Tríduo Preparatório, nos dias 02, 03 e 04 de janeiro, celebrando o lema escolhido para este ano No sábado, 05, a comunidade celebra, às 09h30, a Missa das Peregrinações; às 17h a Missa das Bênçãos e Graças e, às 20h, a Missa Caminhos da Luz com a procissão luminosa e bênção da luz - atividade já tradicional na Romaria. Por fim, no domingo, 06, às 7h30 a Igreja Matriz de São Domingos do Sul celebra a primeira missa do dia. Às 10h, a Missa da Saúde será presidida por dom Rodolfo e, mais tarde, às 15h acontece a missa com as bênçãos do Servo de Deus, Monsenhor João Benvegnú.

Servo de Deus
Monsenhor João Benvegnú foi um sacerdote da Arquidiocese de Passo Fundo. Morreu aos 79 anos, no dia 03 de janeiro de 1986. Diante de seu testemunho de vida e de suas ações em prol da evangelização na Igreja e de seu grande incentivo para o surgimento de novas vocações, em 2009, foi criada a comissão que trata sobre a vida do monsenhor, em vista do processo de beatificação. Enquanto o processo acontece, milhares de fiéis dedicam orações ao sacerdote e celebram a sua história.

Sammara Garbelotto