Arquidiocese

12.Out - Romaria das Crianças celebra Nossa Senhora Aparecida
Romaria das Crianças celebra Nossa Senhora Aparecida

A história de uma imagem que, há 300 anos, foi encontrada por pescadores pobres em meio às redes lançadas no Rio Paraíba é o foco da fé e da crença não apenas dos milhares de fiéis que são esperados na Romaria de Nossa Senhora Aparecida, no domingo, 14, mas, também, daqueles que escolhem o dia 12 – data em que se celebra o encontro da imagem – para professar sua fé na padroeira do Brasil. Na Arquidiocese de Passo Fundo, apesar da chuva, o Santuário Arquidiocesano acolheu a comunidade com seus pedidos, intenções e agradecimentos.

Romaria das Crianças
Parte do público que se dirigiu até o local, integrou a Romaria das Crianças que, organizada pelas coordenações de catequese da área de Passo Fundo, pelo Serviço de Animação Vocacional e pelo Santuário, envolveu as crianças e suas famílias durante a tarde. Além de música, dinâmicas de integração e trabalhos em grupo, a ação propôs, ainda, a Leitura Orante da Bíblia e, através da espiritualidade e oração, aproximou as crianças de Deus, da Palavra e da história de Nossa Senhora Aparecida. Para dom Rodolfo Weber, arcebispo, esse momento é da família. “A evangelização começa desde o momento em que os pais apresentam Deus aos filhos. E Jesus, durante a sua pregação, deu uma atenção muito grande às crianças: coloca elas como referência de docilidade, de vontade de crescer e aprender. Estamos refletindo o que Jesus fez: convidou as crianças para estarem junto Dele. Nós reunimos as crianças e suas famílias para um momento de oração e escuta da Palavra”, coloca.

A programação da Romaria segue neste sábado com uma missa às 08h, Romaria da Pessoa Idosa às 16h e oração do terço às 18h. No domingo, a procissão sai da frente da Catedral às 8h e a missa festiva será celebrada, no Santuário, às 10h30. Padre Daniel Feltes, reitor do Santuário, destaca que toda a programação só é possível pelo envolvimento dos voluntários que se dedicam ao trabalho. “Contamos com o auxílio das pessoas de fé de nossas comunidades. Pessoas que não medem esforços para o bom êxito desse trabalho. O nosso agradecimento vai para as pessoas que contribuem para que esse momento de fé de nossa Arquidiocese possa acontecer”, enfatiza.

Sammara Garbelotto