Arquidiocese

04.Jul - Referenciais paroquiais e dos setores da Pastoral da Educação e Cultura reúnem-se em encontro formativo

No último sábado, 02 de julho, reuniram-se na Casa de Retiros, em Passo Fundo, os referenciais paroquiais e dos quatro setores da Pastoral da Educação e Cultura da Arquidiocese de Passo Fundo. O encontro contou com a presença do Arcebispo Dom Rodolfo, do Coordenador Arquidiocesano de Pastoral, Padre Ivanir Rampon, do diretor da Itepa Faculdades, Padre Rogério Zanini e também representantes de  escolas confessionais de Passo Fundo, Marau e Carazinho. A coordenação das atividades esteve a cargo do diácono Silvio Antônio Bedin, com a participação de integrantes do setor universidades da Pastoral da Educação.

Importante destacar que essa articulação é continuidade do compromisso assumido pela Arquidiocese de Passo Fundo, mediante o chamado da campanha da fraternidade 2022 que teve como tema “ Fraternidade e Educação” e lema Fala com sabedoria, ensina com amor” (Pr 31,26). Os seminários da campanha que aconteceram em todas as áreas pastorais, possibilitaram um processo efetivo que vem sendo realizado pelas paróquias em sintonia com o Pacto Educativo Global, lançado pelo Papa Francisco em 12 de setembro de 2019, que entre os objetivos, busca reavivar o compromisso para e com as novas gerações, renovando a paixão por uma educação mais aberta e inclusiva, capaz de ouvir com paciência, de diálogo construtivo e compreensão mútua”.

Sendo assim, o primeiro encontro promoveu uma reflexão em torno dos 7 compromissos com o Pacto Educativo Global:

1 - Colocar a pessoa no centro

2 - Ouvir as gerações mais novas

3 - Promover a mulher

4 - Responsabilizar a família

5 - Se abrir à acolhida

6 - Renovar a economia e a política

7 - Cuidar da casa comum

Formaram-se grupos de diálogo em torno dos compromissos, a fim de discutirem a importância do Pacto e tirarem indicativos de ação para a realidade arquidiocesana e de como, esta proposta poderá fortalecer o trabalho da pastoral da educação, de forma integrada e articulada com todas as instituições e movimentos. Foram muitas as sugestões que surgiram desse lindo encontro celebrativo e formativo. Na busca por fortalecer esse movimento, foram sugeridos encontros para acontecerem nas áreas pastorais, com o objetivo de refletir a missão dos referenciais paroquiais da pastoral frente aos desafios da educação.

Segundo a professora Fátima Brum, uma das participantes do momento formativo, “o encontro foi muito produtivo, aprendemos juntos e compartilhamos nossas experiências e que foi assumido por todos uma grande responsabilidade”. Outra participante, professora Josélia Donida, foi “um encontro que me fez vibrar, vamos construir sim um lugar mais humano e justo para viver. O amor é maior que todas as dificuldades e o melhor remédio para todas as tristezas”.

É nesse clima de esperança, de compromisso e de solidariedade que a Pastoral da Educação e Cultura assume o desafio em dar continuidade ao processo de fortalecer o trabalho iniciado há anos na Arquidiocese, em torno da educação. Ao final da manhã, como momento de confraternização, o encontro encerrou-se com um almoço, não sem antes o grupo se reunir para o registro oficial.

Texto:
Antônio Pereira dos Santos