Arquidiocese

30.Abr - Pastoral Carcerária: formação e espiritualidade
Pastoral Carcerária: formação e espiritualidade

Com o objetivo de refletir a conjuntura atual do sistema de cárcere no Rio Grande do Sul, a Pastoral Carcerária da Província Eclesiástica de Passo Fundo – que envolve as dioceses de Passo Fundo, Erexim, Vacaria e Frederico Westphalen – realizou, no final de semana, 28 e 29 de abril, uma formação voltada para os agentes de pastoral. O encontro reuniu cerca de 20 pessoas e, ainda, contou com a presença do assessor da Pastoral, padre Leandro de Mello, pároco da São Francisco de Assis, em Passo Fundo, e, também, do arcebispo dom Rodolfo Luís Weber.

Assessorado pela coordenação estadual da Pastoral Carcerária, através do padre Édson Thomassim – coordenador -, da Irmã Imelda Jacob  - vice-coordenadora – e de Vera Lúcia Dalzotto – coordenadora no que se refere à questão da mulher presa no Rio Grande do Sul -, o encontro aconteceu em Passo Fundo e buscou o aprofundamento através da abordagem de temas como a agenda do desencarceramento, justiça restaurativa, mulher privada de liberdade e a necessidade do centro sócio educativo. “Entre muitos momentos, destaco a reflexão sobre o cenário atual e a proposta de compreender quem é a pessoa encarcerada e qual o trabalho do agente de pastoral. Fica claro que nossa postura seja da busca de um mundo sem cárceres”, destaca Vera que acrescenta, ainda, que a presença de dom Rodolfo junto à Pastoral Carcerária é motivo de ânimo. “Entre tantas partilhas, ouvimos de dom Rodolfo a preocupação pelos mais excluídos e a importância de compreendermos que não somos heróis, mas buscamos, juntos, a santidade pelo serviço. Nossa força está no ressuscitado”, complementa.

Os encontros de formação estão acontecendo em todo o Rio Grande do Sul e buscam o fortalecimento da Pastoral Carcerária e, também, a abrangência das suas ações junto aos encarcerados.

Sammara Garbelotto